A buyer persona è um avatar, virtual e de qualquer forma fictício, que representa o cliente tipo de uma determinada empresa.
As buyer personas são muito úteis para classificar os potenciais clientes e analisar suas características, tanto a nível sociocultural quanto em relação aos seus interesses.
Com as modernas ferramentas de web marketing è possível obter dados muito específicos e aprofundar-se bastante.
As buyer personas são extraídas dos insights de compra da empresa (de quem já comprou de você e, portanto, è entrou no banco de dados da empresa).
Não só isso, esses dados que vão criar as buyer personas podem ser extraídos também das pesquisas e entrevistas feitas com os clientes para dar forma ao avatar.
Objetivos e estratégias aplicativas das buyer personas
Os principais objetivos das buyer personas são:
- Otimização do roi: entender quem é o público-alvo da empresa é fundamental para aumentar a porcentagem de lucro em relação ao investimento
- Sustentabilidade econômica empresarial a médio e longo prazo: graças a essa ferramenta é mais fácil criar estratégias escaláveis que otimizam os investimentos ao longo do tempo
Como criar uma buyer persona
Como mencionado, não é garantido que a buyer persona seja virtual; na verdade, muitas vezes, esses perfis de clientes fictícios também são criados no papel ou, de qualquer forma, em suportes clássicos.
Existem muitas ferramentas online que permitem criar uma buyer persona, mas o velho papel e caneta não é de forma alguma um método ultrapassado.
As fases para a criação das buyer personas são principalmente duas:
- Análise de dados: analisam-se os dados obtidos dos insights sociais e, de qualquer forma, da web ou dos questionários e pesquisas aplicados a verdadeiros clientes. Por fim, elaboram-se diretrizes úteis para criar o avatar;
- Creatividade: nesta fase, a equipe de trabalho ou o recurso designado à criação das buyer personas inventa nomes fictícios e características o mais heterogêneas possível com o objetivo de criar buyer personas capazes de buscar o público-alvo;
A criação de uma buyer persona funcional para a empresa baseia-se na habilidade de fazer perguntas e criar avatares o mais complexos possível. Só assim será possível analisar o público-alvo correto e o mais profundo possível.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.