O que é a comunicação

A comunicação é um elemento fundamental quando se decide implementar uma estratégia de marketing.

O objetivo da comunicação é promover um produto para aproximar o produtor do cliente.

Na prática, a comunicação consegue transmitir uma mensagem publicitária de forma persuasiva.

Mas por qué é tão importante?

Porque permite compreender aos produtores as necessidades dos consumidores.

Além disso, os instrumentos de comunicação podem ser utilizados para divulgar os próprios bens e serviços.

Quando uma marca desenvolve sua própria identidade, deve também saber manter seus relacionamentos com o cliente de modo a se fazer conhecer pelo cliente e, em um segundo momento, fidelizá-lo.

Isso pode ocorrer apenas por meio de atividades de comunicação.

O departamento de uma empresa que cuida da comunicação, se ocupa de resolver problemas de relações públicas, desenvolver e implementar campanhas promocionais, controlar o tom da empresa nas comunicações com os clientes e garantir que o tom utilizado seja apropriado para o target.

As características da comunicação

Como já dissemos, quando se decide implementar um plano de marketing, a comunicação é uma parte integrante.

Se no mix de marketing existem as 4P, a comunicação, por sua vez, é caracterizada pelas

 7C:
  • Completação (Completeness): uma comunicação, para ser eficaz, deve conter todas as informações úteis para antecipar e esclarecer eventuais dúvidas. Desta forma, o receptor terá os elementos necessários para tomar uma decisão;
  • Concisão (Conciseness): as informações devem ser coerentes com o objetivo de modo que o receptor possa se concentrar nas informações importantes;
  • Consideração (Consideration): O comunicador deve ter em consideração seu público-alvo de referência
  • Concretude (Concreteness): para poder ser eficaz, a comunicação deve basear-se em dados e benefícios reais;
  • Cortesia (Courtesy): a cortesia e o tom de voz andam de mãos dadas, nunca se deve parecer agressivo. Utilize uma comunicação adequada ao seu público e respeite as diferentes culturas;
  • Clareza (Clearness): a comunicação deve ser facilmente compreensível;
  • Corretude (Correctness): na comunicação não devem estar presentes erros de gramática ou sintaxe.

Se deseja realizar uma estratégia eficaz de marketing, a comunicação e suas características são um elemento muito importante para alcançar seus objetivos.

    Diferenças entre Marketing e Comunicação

    O Marketing é o conjunto das políticas empresariais que se ocupa da troca de bens e serviços.

    Na prática, a empresa identifica as necessidades e os desejos do cliente e faz com que sejam atendidos.

    A comunicação ajuda a identificar o público-alvo de consumidores, encontra um mercado para o produto e estabelece as diversas estratégias.

    Portanto, quando se estabelece um plano de marketing, as duas definições têm funções diferentes:

    • O Marketing controla as comunicações, a publicidade, as relações públicas e a promoção;
    • A Comunicação é encarregada de fornecer a mensagem, previamente estabelecida pelo departamento de Marketing.

    Portanto, o Marketing segue as estratégias desde as fases iniciais, enquanto a Comunicação ganha importância nas fases subsequentes.

    Por que o marketing e a comunicação são importantes

    As atividades de Marketing e de Comunicação são necessárias para a empresa:

    • Para compreender as necessidades dos consumidores e estabelecer um diálogo;
    • Para comunicar sua identidade de marca;
    • Para vender seus produtos/serviços.

    Com a disseminação das redes sociais, o Marketing e a Comunicação começaram a praticar o storytelling.

    Por fim, trabalham no cliente, que deve estar no centro de todas as possíveis estratégias, o cliente expõe o problema e a comunicação deve conseguir persuadi-lo e convencê-lo de que com esse tipo de produto encontrará a solução.

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