A comunicação é um elemento fundamental quando se decide implementar uma estratégia de marketing.
O objetivo da comunicação é promover um produto para aproximar o produtor do cliente.
Na prática, a comunicação consegue transmitir uma mensagem publicitária de forma persuasiva.
Mas por qué é tão importante?
Porque permite compreender aos produtores as necessidades dos consumidores.
Além disso, os instrumentos de comunicação podem ser utilizados para divulgar os próprios bens e serviços.
Quando uma marca desenvolve sua própria identidade, deve também saber manter seus relacionamentos com o cliente de modo a se fazer conhecer pelo cliente e, em um segundo momento, fidelizá-lo.
Isso pode ocorrer apenas por meio de atividades de comunicação.
O departamento de uma empresa que cuida da comunicação, se ocupa de resolver problemas de relações públicas, desenvolver e implementar campanhas promocionais, controlar o tom da empresa nas comunicações com os clientes e garantir que o tom utilizado seja apropriado para o target.
As características da comunicação
Como já dissemos, quando se decide implementar um plano de marketing, a comunicação é uma parte integrante.
Se no mix de marketing existem as 4P, a comunicação, por sua vez, é caracterizada pelas
7C:- Completação (Completeness): uma comunicação, para ser eficaz, deve conter todas as informações úteis para antecipar e esclarecer eventuais dúvidas. Desta forma, o receptor terá os elementos necessários para tomar uma decisão;
- Concisão (Conciseness): as informações devem ser coerentes com o objetivo de modo que o receptor possa se concentrar nas informações importantes;
- Consideração (Consideration): O comunicador deve ter em consideração seu público-alvo de referência
- Concretude (Concreteness): para poder ser eficaz, a comunicação deve basear-se em dados e benefícios reais;
- Cortesia (Courtesy): a cortesia e o tom de voz andam de mãos dadas, nunca se deve parecer agressivo. Utilize uma comunicação adequada ao seu público e respeite as diferentes culturas;
- Clareza (Clearness): a comunicação deve ser facilmente compreensível;
- Corretude (Correctness): na comunicação não devem estar presentes erros de gramática ou sintaxe.
Se deseja realizar uma estratégia eficaz de marketing, a comunicação e suas características são um elemento muito importante para alcançar seus objetivos.
Diferenças entre Marketing e Comunicação
O Marketing é o conjunto das políticas empresariais que se ocupa da troca de bens e serviços.
Na prática, a empresa identifica as necessidades e os desejos do cliente e faz com que sejam atendidos.
A comunicação ajuda a identificar o público-alvo de consumidores, encontra um mercado para o produto e estabelece as diversas estratégias.
Portanto, quando se estabelece um plano de marketing, as duas definições têm funções diferentes:
- O Marketing controla as comunicações, a publicidade, as relações públicas e a promoção;
- A Comunicação é encarregada de fornecer a mensagem, previamente estabelecida pelo departamento de Marketing.
Portanto, o Marketing segue as estratégias desde as fases iniciais, enquanto a Comunicação ganha importância nas fases subsequentes.
Por que o marketing e a comunicação são importantes
As atividades de Marketing e de Comunicação são necessárias para a empresa:
- Para compreender as necessidades dos consumidores e estabelecer um diálogo;
- Para comunicar sua identidade de marca;
- Para vender seus produtos/serviços.
Com a disseminação das redes sociais, o Marketing e a Comunicação começaram a praticar o storytelling.
Por fim, trabalham no cliente, que deve estar no centro de todas as possíveis estratégias, o cliente expõe o problema e a comunicação deve conseguir persuadi-lo e convencê-lo de que com esse tipo de produto encontrará a solução.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.