O que é a personalização em massa

A customização em massa, ou seja, a personalização em massa, é o processo de produção voltado para satisfazer cada gosto individual dos consumidores.

Na prática, as empresas oferecem a um grande número de clientes, produtos e serviços que podem ser personalizados com custos acessíveis.

Através de sites de e-commerce, os consumidores podem personalizar suas compras, encomendá-las online e recebê-las diretamente em casa em pouco tempo.

A customização em massa, portanto, é uma alternativa para se diferenciar dos concorrentes e se apresenta com uma estratégia de marketing flexível e rápida. Adapta-se às mudanças contínuas do mercado e favorece o diálogo com os clientes que permitem perceber melhor suas necessidades para fornecer soluções às suas expectativas.

As vantagens da mass customization

A palavra-chave da personalização em massa é: satisfazer a todos.

A mass customization permite que as empresas lucrem com a variedade de ofertas que o mercado oferece. De fato, não será mais o produtor que terá que se esforçar para criar um produto capaz de satisfazer o maior número de pessoas no nicho de mercado, mas sim o cliente que criará o produto certo para ele e que atenda às suas necessidades.

Dessa forma, é possível trazer novos clientes rapidamente, oferecendo um serviço melhor, permitindo ao varejista aumentar seu valor percebido e as possibilidades de boca a boca do brand.

Esse tipo de estratégia requer a formação de quatro elementos estratégicos:

  • Inovação do valor;
  • Criação de um novo mercado;
  • Abordagem de forma diferente ao serviço ou ao produto;
  • Desenvolvimento de um modelo inovador de negócios.

A personalização em massa é um fenômeno ligado à unicidade e à originalidade e reflete a personalidade do cliente.

Graças às inovações dos meios de comunicação, as empresas podem gerenciar de maneira mais eficaz as informações sobre os consumidores que permitem fornecer produtos e serviços feitos especialmente para satisfazer as necessidades de cada cliente individual.

Da produção à personalização em massa

Os diferentes fornecedores de mercado devem gerenciar os processos de produção e sincronizar as atividades operacionais para reduzir os estoques, aumentando consequentemente também a produção.

Para alcançar tais objetivos è importante conseguir controlar os processos de qualidade e otimizar a produção.

Para otimizar o mercado e a demanda, passa-se da produção do próprio produto à personalização com base em cada consumidor individual. 

Para realizar os processos de produção e personalização é importante:

  • melhorar a visibilidade das atividades produtivas;
  • reduzir o inventário e os estoques de matérias-primas aumentando a produção;
  • padronizar a gestão da qualidade da empresa.

Graças a esse processo de produção e personalização assegura-se a flexibilidade necessária para adaptar, sincronizar e melhorar a qualidade dos produtos dentro dos ambientes de produção.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.