A customização em massa, ou seja, a personalização em massa, é o processo de produção voltado para satisfazer cada gosto individual dos consumidores.
Na prática, as empresas oferecem a um grande número de clientes, produtos e serviços que podem ser personalizados com custos acessíveis.
Através de sites de e-commerce, os consumidores podem personalizar suas compras, encomendá-las online e recebê-las diretamente em casa em pouco tempo.
A customização em massa, portanto, é uma alternativa para se diferenciar dos concorrentes e se apresenta com uma estratégia de marketing flexível e rápida. Adapta-se às mudanças contínuas do mercado e favorece o diálogo com os clientes que permitem perceber melhor suas necessidades para fornecer soluções às suas expectativas.
As vantagens da mass customization
A palavra-chave da personalização em massa é: satisfazer a todos.
A mass customization permite que as empresas lucrem com a variedade de ofertas que o mercado oferece. De fato, não será mais o produtor que terá que se esforçar para criar um produto capaz de satisfazer o maior número de pessoas no nicho de mercado, mas sim o cliente que criará o produto certo para ele e que atenda às suas necessidades.
Dessa forma, é possível trazer novos clientes rapidamente, oferecendo um serviço melhor, permitindo ao varejista aumentar seu valor percebido e as possibilidades de boca a boca do brand.
Esse tipo de estratégia requer a formação de quatro elementos estratégicos:
- Inovação do valor;
- Criação de um novo mercado;
- Abordagem de forma diferente ao serviço ou ao produto;
- Desenvolvimento de um modelo inovador de negócios.
A personalização em massa é um fenômeno ligado à unicidade e à originalidade e reflete a personalidade do cliente.
Graças às inovações dos meios de comunicação, as empresas podem gerenciar de maneira mais eficaz as informações sobre os consumidores que permitem fornecer produtos e serviços feitos especialmente para satisfazer as necessidades de cada cliente individual.
Da produção à personalização em massa
Os diferentes fornecedores de mercado devem gerenciar os processos de produção e sincronizar as atividades operacionais para reduzir os estoques, aumentando consequentemente também a produção.
Para alcançar tais objetivos è importante conseguir controlar os processos de qualidade e otimizar a produção.
Para otimizar o mercado e a demanda, passa-se da produção do próprio produto à personalização com base em cada consumidor individual.
Para realizar os processos de produção e personalização é importante:
- melhorar a visibilidade das atividades produtivas;
- reduzir o inventário e os estoques de matérias-primas aumentando a produção;
- padronizar a gestão da qualidade da empresa.
Graças a esse processo de produção e personalização assegura-se a flexibilidade necessária para adaptar, sincronizar e melhorar a qualidade dos produtos dentro dos ambientes de produção.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.