A eficácia da comunicação publicitária, na essência, refere-se à capacidade de alcançar os objetivos estabelecidos por uma campanha publicitária.
Uma campanha publicitária é realizada para exercer uma influência sobre o comportamento do público-alvo, também chamado de target, e para avaliar sua eficácia.
Portanto, é importante avaliar se a mensagem publicitária conseguiu alcançar seu público-alvo e, acima de tudo, os objetivos estabelecidos.
Como medir a eficácia da publicidade
Para medir a eficácia da publicidade, confia-se em diferentes critérios de avaliação entre si, ou seja:
- Avaliação da campanha realizada em nível de resposta geral do mercado-alvo;
- Avaliação da campanha realizada em nível de resposta por meio de indicadores relacionados às vendas;
- Avaliação da campanha realizada em nível de resposta de cada indivíduo.
Esse tipo de avaliações são realizadas através da medição da mudança no comportamento de compra dos potenciais clientes e testes de lembrança, reconhecimento, persuasão e popularidade da marca e do produto, avaliando os Anúncios publicitários através da medição em que os consumidores conseguem se lembrar deles.
Não existe um método específico para medir a eficácia da campanha publicitária mas foram estabelecidos critérios que podem indicar mais ou menos se o resultado desejado foi alcançado.
Medição da eficácia publicitária: comportamento de compra
O critério sobre o comportamento de compra dos clientes diz respeito à disposição de sistemas de coleta de vendas padronizados, esses dados permitem analisar o efeito de campanhas publicitárias sobre o consumidor, possibilitando verificar as variações nas vendas do início ao fim da campanha.
A eficácia da campanha e das vendas depende de diversos fatores:
- Modificações do produto;
- Modificações do preço;
- Modificações do serviço;
- Comportamento dos vendedores;
- Comportamento dos canais distributivos;
- Ações dos concorrentes;
- Fatores ambientais.
Esses fatores influenciam a precisão ao medir o efeito de uma campanha publicitária sobre o consumidor e, principalmente, a eficácia.
Medição da eficácia publicitária: teste de reconhecimento, lembrança e persuasão
Para medir a eficácia de uma campanha publicitária, são realizados testes de reconhecimento da mensagem publicitária por parte do público-alvo.
Realiza-se através de entrevistas, perguntando se notaram o anúncio e conseguiram associá-lo à marca.
No que diz respeito ao teste de memória da publicidade, realiza-se através de uma telefonema para cerca de 150-300 pessoas, no dia seguinte à transmissão de um programa, para verificar se lembram de um determinado comercial ou produto.
O melhor critério para medir a eficácia de uma campanha publicitária, por fim, é o teste de persuasão.
Esse teste é realizado através da capacidade de persuadir os clientes a comprar.
Esse teste é feito registrando a mudança nas preferências de uma amostra de consumidores após serem expostos a uma mensagem publicitária.
Os testes realizados com os consumidores dependem dos aspectos que se pretende avaliar.
Realizar testes sobre a eficácia da publicidade é fundamental para a empresa entender quão atraído o cliente è pela mensagem publicitária e quão eficaz è a campanha publicitária, para aumentar as vendas e as conversões.
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