O que é a estratégia de copy?

A copy strategy é um documento impresso que determina os elementos principais de uma estratégia publicitária.

Este termo podemos traduzir como "escrita da estratégia" e ao longo do tempo é se tornou uma ferramenta muito importante no que diz respeito à relação entre cliente e empresa.

A estrutura da copy strategy

A copy strategy podemos estruturá-la nos pontos seguintes:

  • O benefício: é o elemento base da mensagem publicitária que leva os consumidores a escolher o seu produto em vez do dos concorrentes;
  • As insights: a necessidade não satisfeita do consumidor e a promessa da solução;
  • A reason why: o argumento da promessa que torna credíveis as vantagens que o produto oferece;
  • A evidência de suporte: que demonstra a validade da promessa através de uma característica específica ou um comportamento do consumidor;
  • O tom de voz: a apresentação das vantagens que o produto oferece; 
  • O target: o público para o qual sua mensagem publicitária é direcionada. 

Como fazer uma estratégia de copy eficaz?

Para começar a fazer uma estratégia de copy, é necessário antes de tudo focar no conhecimento de um produto, estudar bem cada detalhe e garantir uma vantagem em relação aos concorrentes.

É possível fazer uma estratégia de copy eficaz seguindo diferentes pontos fundamentais:

  • Estabelecer os objetivos do briefing;
  • Estabelecer o posicionamento do produto (qual posição ocupa em relação aos concorrentes); 
  • Estabelecer o benefício (os benefícios que o cliente pode obter do que a publicidade promete);
  • Estabelecer aimagem que é atribuída ao produto e ao seu packaging
  • Estabelecer o tom de voz com o qual queremos apresentar o produto (simpático, sério, formal).

Outros elementos úteis para definir a estratégia de copy de uma campanha publicitária podem ser: o target group, o brand positioning, o caráter da marca, a personalidade da marca.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.