A copy strategy é um documento impresso que determina os elementos principais de uma estratégia publicitária.
Este termo podemos traduzir como "escrita da estratégia" e ao longo do tempo é se tornou uma ferramenta muito importante no que diz respeito à relação entre cliente e empresa.
A estrutura da copy strategy
A copy strategy podemos estruturá-la nos pontos seguintes:
- O benefício: é o elemento base da mensagem publicitária que leva os consumidores a escolher o seu produto em vez do dos concorrentes;
- As insights: a necessidade não satisfeita do consumidor e a promessa da solução;
- A reason why: o argumento da promessa que torna credíveis as vantagens que o produto oferece;
- A evidência de suporte: que demonstra a validade da promessa através de uma característica específica ou um comportamento do consumidor;
- O tom de voz: a apresentação das vantagens que o produto oferece;
- O target: o público para o qual sua mensagem publicitária é direcionada.
Como fazer uma estratégia de copy eficaz?
Para começar a fazer uma estratégia de copy, é necessário antes de tudo focar no conhecimento de um produto, estudar bem cada detalhe e garantir uma vantagem em relação aos concorrentes.
É possível fazer uma estratégia de copy eficaz seguindo diferentes pontos fundamentais:
- Estabelecer os objetivos do briefing;
- Estabelecer o posicionamento do produto (qual posição ocupa em relação aos concorrentes);
- Estabelecer o benefício (os benefícios que o cliente pode obter do que a publicidade promete);
- Estabelecer aimagem que é atribuída ao produto e ao seu packaging;
- Estabelecer o tom de voz com o qual queremos apresentar o produto (simpático, sério, formal).
Outros elementos úteis para definir a estratégia de copy de uma campanha publicitária podem ser: o target group, o brand positioning, o caráter da marca, a personalidade da marca.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.