O que é a extensão de marca

A extensão de marca, é uma técnica de marketing que prevê a expansão da marca em novos segmentos de mercado.

O que são os spin-offs e como aproveitar a brand equity para uma extensão de marca bem-sucedida

A extensão de marca consiste na ampliação da produção em um setor novo, através do aproveitamento da própria notoriedade, com a criação de produtos inéditos ou linhas de produtos afins àquela principal.

Quem tem uma forte brand equity, é facilitado ao desenvolvimento de novos produtos em setores até muito diferentes daquele "pai".

Quando uma empresa se beneficia de uma brand equity consolidada, a ampliação para um novo segmento de mercado é mais fácil e o sucesso é maior.

A brand equity da marca é evocada também pelos novos produtos, que trazem consigo os valores dos quais a marca se orgulha, os quais são tecnicamente chamados de spin off.

ATENÇÃO: è fundamental para realizar uma boa estratégia de brand extension, levar em conta a taxa de canibalização das vendas (quanto o novo produto afetará as vendas do antigo).

Os benefícios da brand extension

Como mencionado, os benefícios da brand extension residem, principalmente, na hereditariedade que traz consigo a brand equity.

Até mesmo a brand loyalty pode, inclusive, aumentar após uma estratégia de

extensão de marca, uma vez que o cliente pode ficar satisfeito ao ver sua marca de referência também em um setor onde, normalmente, era um concorrente a dominar.

Tipos de extensão de marca

Existem vários tipos de extensão de marca:

  • Extensão de linha: as vendas vão bem, o segmento de mercado funciona, portanto amplia-se a linha criando um pequeno nicho (um tipo diferente de biscoito, por exemplo).
  • Extensão de produto: um novo produto em um segmento de mercado inexplorado, mas com um público-alvo semelhante (por exemplo Montblanc com os relógios, mesmo público para empresários).

Exemplos de extensão de marca

Como todas as estratégias de marketing, a extensão de marca também envolve riscos e até marcas bastante famosas caíram na armadilha de uma extensão de marca imprudente ou ousada.

  • Zippo: uma extensão de marca a ser revista: a famosa marca de isqueiros americana se jogou de cabeça em uma produção de perfumes femininos. A escolha de um setor completamente diferente e saturado, a embalagem muito semelhante ao produto original e um público-alvo muito diferente, levaram a um fracasso completo!
  • Durex: uma extensão de marca bem-sucedida: há anos a empresa não produz apenas preservativos, mas também sex toys e lubrificantes que se conectam ao valor empresarial de sexo seguro, mas se diferenciam por cores e identidade de marca lúdicas e ao mesmo tempo delicadas das novas linhas de produtos.

Uma ação de extensão de marca è sem dúvida arriscada, mas se estudada em detalhes pode aumentar a reputação da marca de maneira significativa.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.