A extensão de marca, é uma técnica de marketing que prevê a expansão da marca em novos segmentos de mercado.
O que são os spin-offs e como aproveitar a brand equity para uma extensão de marca bem-sucedida
A extensão de marca consiste na ampliação da produção em um setor novo, através do aproveitamento da própria notoriedade, com a criação de produtos inéditos ou linhas de produtos afins àquela principal.
Quem tem uma forte brand equity, é facilitado ao desenvolvimento de novos produtos em setores até muito diferentes daquele "pai".
Quando uma empresa se beneficia de uma brand equity consolidada, a ampliação para um novo segmento de mercado é mais fácil e o sucesso é maior.
A brand equity da marca é evocada também pelos novos produtos, que trazem consigo os valores dos quais a marca se orgulha, os quais são tecnicamente chamados de spin off.
ATENÇÃO: è fundamental para realizar uma boa estratégia de brand extension, levar em conta a taxa de canibalização das vendas (quanto o novo produto afetará as vendas do antigo).
Os benefícios da brand extension
Como mencionado, os benefícios da brand extension residem, principalmente, na hereditariedade que traz consigo a brand equity.
Até mesmo a brand loyalty pode, inclusive, aumentar após uma estratégia de
extensão de marca, uma vez que o cliente pode ficar satisfeito ao ver sua marca de referência também em um setor onde, normalmente, era um concorrente a dominar.Tipos de extensão de marca
Existem vários tipos de extensão de marca:
- Extensão de linha: as vendas vão bem, o segmento de mercado funciona, portanto amplia-se a linha criando um pequeno nicho (um tipo diferente de biscoito, por exemplo).
- Extensão de produto: um novo produto em um segmento de mercado inexplorado, mas com um público-alvo semelhante (por exemplo Montblanc com os relógios, mesmo público para empresários).
Exemplos de extensão de marca
Como todas as estratégias de marketing, a extensão de marca também envolve riscos e até marcas bastante famosas caíram na armadilha de uma extensão de marca imprudente ou ousada.
- Zippo: uma extensão de marca a ser revista: a famosa marca de isqueiros americana se jogou de cabeça em uma produção de perfumes femininos. A escolha de um setor completamente diferente e saturado, a embalagem muito semelhante ao produto original e um público-alvo muito diferente, levaram a um fracasso completo!
- Durex: uma extensão de marca bem-sucedida: há anos a empresa não produz apenas preservativos, mas também sex toys e lubrificantes que se conectam ao valor empresarial de sexo seguro, mas se diferenciam por cores e identidade de marca lúdicas e ao mesmo tempo delicadas das novas linhas de produtos.
Uma ação de extensão de marca è sem dúvida arriscada, mas se estudada em detalhes pode aumentar a reputação da marca de maneira significativa.
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