O que é a fidelização do cliente

Quando falamos de customer loyalty, falamos de fidelização do cliente no âmbito de uma categoria de produtos.

Representa, portanto, o desenvolvimento de uma relação constante entre a empresa e a clientela, através da satisfação das suas necessidades, desejos e expectativas.

Para ser um loyalty a todos os efeitos, é importante que a compra de um produto não seja devido a faltas de alternativas, mas a uma compra espontânea que o cliente não pode deixar de fazer.

A customer loyalty gera a confiança e a fidelidade do consumidor e graças a um elevado nível de satisfação, ao longo do tempo se desenvolve uma confiança em relação também à empresa, que pode ser verificada graças a compra repetida de um produto.

A fidelização, portanto, se verifica quando o cliente suscita uma impressão positiva em relação à empresa quando compra um produto, trata-se na verdade de uma escolha natural que o cliente faz em relação a um determinado fornecedor.

Estratégias de fidelização do cliente: como fidelizar o cliente

Fidelizar o cliente é muito importante para qualquer sucesso de uma empresa, pois permite a conversão de qualquer comprador em cliente habitual.

Para fidelizar o cliente è necessário realizar análises e testes de mercado para identificar o nicho de usuários mais adequado à empresa tratada.

É importante avaliar sempre diferentes estratégias de fidelização com base no seu target de referência, através de consórcios de prêmios ou cartões de fidelidade.

A parte mais importante de qualquer atividade è justamente o cliente: se não há compradores, consequentemente não há vendas e, portanto, nada de fidelização.

Para alcançar a fidelização do cliente è importante seguir diversos pontos principais: 

  • Criar uma proposta de valor: explicar em detalhes como è feita a empresa e quais são os produtos vendidos de maneira convincente, direcionando-se especificamente ao target de referência, diferenciando os produtos de todos os competitor. Para ser eficaz, è importante conduzir testes para convencer os consumidores a comprar os produtos vendidos;
  • Construir uma comunidade nas redes sociais: a web e as redes sociais são um canal eficaz para criar uma comunidade de usuários fiéis. Portanto, contar a história da empresa e dos produtos através de postagens, comentários, artigos, vídeos, imagens e promoções è uma estratégia eficaz para a conversão;
  • Criar um serviço de atendimento ao cliente: O serviço de atendimento ao cliente desempenha um papel importante na fidelização, pois garante que os usuários possam contatar a empresa em qualquer momento para qualquer problema, mostrando todas as informações de contato de forma clara e rápida;
  • Coletar feedback: Último ponto, mas não menos importante, é a coleta de feedback por meio de pesquisas e questionários no site. É importante para melhorar o serviço de atendimento ao cliente e as campanhas de marketing. 

A chave da fidelização do cliente é compreender o que funciona e o que não funciona para os clientes e, portanto, tentar aperfeiçoar o desempenho da empresa para atender constantemente às solicitações.

As vantagens da fidelização

Graças à fidelização do cliente, a empresa mantém relações constantes com a clientela e adquire novos clientes. Se um cliente è satisfeito, è propenso a recomprar e a divulgar uma imagem positiva da empresa através de um boca-a-boca que tende a favorecer a confiança em outros clientes.

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