Quando se fala de frequência, refere-se à frequência média que, em relação a um período de tempo, indica o número médio de vezes que os sujeitos pertencentes ao seu grupo alvo visualizaram a mensagem durante uma campanha publicitária.
A frequência média é determinada com base na relação entre contatos brutos (ou seja, o mesmo indivíduo que alcançou mais de uma vez uma mensagem publicitária) e contatos líquidos (soma dos indivíduos pertencentes ao alvo escolhido para a campanha).
Para avaliar a eficácia de um plano de mídia, ou seja, o plano de ação organizado por centro de mídia para a transmissão da sua publicidade a cobertura e a frequência são os indicadores principais.
Frequência média eficaz
Partimos do pressuposto que, a frequência média è também conhecida pelo acrônimo OTS (oportunidade de ver).
Compara-se a isso com base no fato de que prevê apenas a porcentagem de probabilidade, de que os indivíduos pertencentes ao target sejam alcançados pela mensagem publicitária.
Por exemplo, em um comercial no qual o meio de comunicação è a TV, a frequência representa a eventualidade de que os indivíduos possam ver o comercial com base no período de tempo estabelecido para o percurso de uma campanha publicitária.
É definida frequência eficaz, quando o número médio de exposições aos meios de comunicação de uma publicidade é suficiente para obter uma resposta por parte dos indivíduos a quem é destinado a mensagem.
Em essência, todos os sujeitos alcançados um número de vezes inferior ou superior ao indicado como frequência eficaz representam contatos desperdiçados, ou seja, que não atingem um limiar de atenção para difundir a mensagem.
Mas como determinamos uma frequência média que poderia ser considerada eficaz? Graças à distribuição de frequência.
A distribuição de frequência cuida da distribuição dos contatos em relação ao número de exposições à mensagem publicitária, ou seja, o número de pessoas alcançadas apenas uma vez, apenas duas vezes etc..
Estratégias de frequência média
Para conter o valor da frequência média e fazer com que a mensagem seja visualizada por um número elevado de pessoas que pertencem ao seu público-alvo, podem ser utilizadas diferentes estratégias:
- Fazer girar o anúncio;
- Dividir os posicionamentos;
- Estabelecer diferentes objetivos de marketing;
- Mostrar o anúncio de maneira uniforme, mas com o limite de uma vez por dia.
A frequência do Facebook è uma métrica que mede quantas vezes um anúncio publicitário é visto por um usuário.
Com o aumento da frequência, aumentam também os custos de aquisição, mas há mais probabilidade de que o anúncio seja visualizado por um público realmente interessado na sua campanha e no seu produto ou serviço patrocinado.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.