A identidade corporativa refere-se à visibilidade da imagem de uma empresa vista pelo público.
Representa uma estratégia de gestão empresarial e a concepção que a empresa tem de sé mesma e que deseja difundir ao público.
A identidade corporativa divide-se em duas áreas
- O core: ou seja, o núcleo de uma empresa que determina os objetivos principais que uma empresa deve alcançar e um consequente lucro;
- O extended core: com o qual a empresa se confronta e se relaciona com os clientes.
A identidade corporativa abrange todas as estratégias implementadas para alcançar a imagem desejada.
Como planejar uma identidade corporativa
Planejar uma identidade corporativa requer o envolvimento de toda a empresa investindo tempo e capital.
Uma vez implementada a sua estratégia, o cliente deve ver a imagem de uma empresa exatamente como ela quis expressar.
Uma estratégia de identidade corporativa deve visar os seguintes objetivos:
- Colaboração dos funcionários: com uma melhor colaboração se trabalha de forma linear;
- Objetivos claros: é importante estabelecer objetivos de maneira clara e abrangente;
- Valorizar a sua Imagem Corporativa: ou seja, as emoções dos clientes em relação à empresa;
- Perfil do mercado: que permite se destacar dos concorrentes
Tanto internamente quanto externamente à empresa, com a identidade corporativa pode-se transmitir uma imagem da empresa e da marca transparente e unificada.
Os âmbitos mais importantes da Identidade Corporativa são:
- Design Corporativo: o logotipo da empresa, as cores representativas da empresa etc..
- Comportamento Corporativo: o comportamento da empresa e como atua no público;
- Cultura Corporativa: as normas e a ordenação jurídica respeitadas pela empresa;
- Comunicação Corporativa: a comunicação usada para suas campanhas;
- Filosofia Corporativa: a gestão da imagem da empresa.
Além disso, para planejar uma boa identidade corporativa é importante estabelecer a orientação das campanhas de marketing, das pesquisas de mercado e a forma como se dirigir ao seu público-alvo.
Identidade corporativa e imagem corporativa
A outra face da moeda da identidade corporativa é a imagem corporativa.
A Imagem Corporativa, è a percepção externa da empresa e é criada por meio da Identidade Corporativa.
Quando uma empresa tem uma forte identidade, tende a se destacar em relação à concorrência, podendo contar com a positividade da opinião pública.
Diferentemente da identidade societária, a Imagem Corporativa é a imagem externa de uma empresa: a cobertura midiática, as avaliações dos clientes e o boca a boca.
O objetivo das estratégias de Identidade Corporativa consiste em influenciar positivamente a Imagem Corporativa, por isso estão conectadas, mas são diferentes entre si.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.