O que é a identidade corporativa

A identidade corporativa refere-se à visibilidade da imagem de uma empresa vista pelo público.

Representa uma estratégia de gestão empresarial e a concepção que a empresa tem de sé mesma e que deseja difundir ao público. 

A identidade corporativa divide-se em duas áreas

  • core: ou seja, o núcleo de uma empresa que determina os objetivos principais que uma empresa deve alcançar e um consequente lucro;
  • O extended core: com o qual a empresa se confronta e se relaciona com os clientes.

A identidade corporativa abrange todas as estratégias implementadas para alcançar a imagem desejada.

Como planejar uma identidade corporativa

Planejar uma identidade corporativa requer o envolvimento de toda a empresa investindo tempo e capital.

Uma vez implementada a sua estratégia, o cliente deve ver a imagem de uma empresa exatamente como ela quis expressar.

Uma estratégia de identidade corporativa deve visar os seguintes objetivos:

  • Colaboração dos funcionários: com uma melhor colaboração se trabalha de forma linear;
  • Objetivos claros: é importante estabelecer objetivos de maneira clara e abrangente;
  • Valorizar a sua Imagem Corporativa: ou seja, as emoções dos clientes em relação à empresa;
  • Perfil do mercado: que permite se destacar dos concorrentes

Tanto internamente quanto externamente à empresa, com a identidade corporativa pode-se transmitir uma imagem da empresa e da marca transparente e unificada.

Os âmbitos mais importantes da Identidade Corporativa são:

  • Design Corporativo: o logotipo da empresa, as cores representativas da empresa etc..
  • Comportamento Corporativo: o comportamento da empresa e como atua no público;
  • Cultura Corporativa: as normas e a ordenação jurídica respeitadas pela empresa;
  • Comunicação Corporativa: a comunicação usada para suas campanhas;
  • Filosofia Corporativa: a gestão da imagem da empresa.

          Além disso, para planejar uma boa identidade corporativa é importante estabelecer a orientação das campanhas de marketing, das pesquisas de mercado e a forma como se dirigir ao seu público-alvo.

          Identidade corporativa e imagem corporativa

          A outra face da moeda da identidade corporativa é a imagem corporativa.

          A Imagem Corporativa, è a percepção externa da empresa e é criada por meio da Identidade Corporativa.

          Quando uma empresa tem uma forte identidade, tende a se destacar em relação à concorrência, podendo contar com a positividade da opinião pública.

          Diferentemente da identidade societária, a Imagem Corporativa é a imagem externa de uma empresa: a cobertura midiática, as avaliações dos clientes e o boca a boca.

          O objetivo das estratégias de Identidade Corporativa consiste em influenciar positivamente a Imagem Corporativa, por isso estão conectadas, mas são diferentes entre si.

          Compartilhe este artigo nas redes sociais:
          Quer começar a trabalhar com a web?

          Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

          Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

          Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

          Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.