A identidade de marca representa o conjunto de elementos que a empresa deseja comunicar ao cliente: na prática é a imagem que representa a empresa. Diferencia-se da identidade empresarial, que é a percepção instintiva que o consumidor tem de uma determinada marca e de tudo aquilo que é em torno dela.
Existem diferentes modelos de identidade de marca:
- A marca como produto: as características e atributos do produto;
- A marca como organização: compreende as associações para a organização da imagem;
- A marca como pessoa: um conjunto de características e associações semelhantes às do caráter humano que se atribuem à marca;
- A marca como símbolo: um conjunto de símbolos e códigos de comunicação que tornam a marca muito mais reconhecível e simples de lembrar;
- A identidade central: é um conjunto de marcas mais significativas.
Como criar uma identidade de marca?
Antes de começar a criar uma identidade de marca, é preciso se fazer várias perguntas e ir dando respostas aos poucos:
- Qual é a missão?
- Quem é o meu público-alvo?
- O que faço melhor do que a concorrência?
- Qual é o meu projeto?
- Como faço para levar minha marca a um sucesso estável?
Depois de se fazer essas perguntas simples, comece a seguir alguns pontos principais para criar uma identidade de marca:
- Entre na mente do Cliente: Consiste em fazer uma ou mais reuniões com o cliente e tentar captar dele tudo o que leva ao surgimento desta marca.
- Recolha as Informações a nível visual: uma vez coletadas todas as informações para a identidade da marca do cliente, insira imagens, uma lista, esboços, para tentar organizar a identidade da marca de forma visual.
- Nome e idealização do Logo: Fase mais complexa, mas não impossível de realizar. A escolha do nome e a gráfica do logo devem ser persuasivas e impecáveis aos olhos do cliente; o conselho é fazer uma pesquisa para verificar se não existem marcas semelhantes no mesmo setor e tente ser original na escolha do nome.
- Definição da Estratégia: uma vez tudo pronto, defina sua estratégia de marketing, o que e como você quer comunicar ao cliente.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.