A identidade empresarial é a percepção instintiva que o consumidor tem de uma determinada marca e de tudo o que está ao seu redor. Em outras palavras, é a maneira como uma empresa quer que seu produto/serviço seja visto pelos consumidores.
A identidade empresarial é um fator que nunca deve ser negligenciado, pois influencia a reputação da sua empresa.
De fato, assim como qualquer ser humano, sua empresa tem um nome, uma personalidade e um caráter que são percebidos pelo público como Atributos ligados à sua marca. A identidade empresarial deve ser o mais cuidada possível e, acima de tudo, deve transmitir positividade e confiança ao consumidor.
Como criar uma identidade empresarial?
A primeira coisa que qualquer empresa deve fazer é desenvolver e transmitir uma imagem coerente. Os elementos que constituem a identidade visual de uma marca são:
- O naming: o estudo dos nomes dos produtos, dos serviços e da própria empresa.
- O logo: a figura que representa um produto/serviço, uma empresa.
- A carta timbrada: uma folha de papel especial com o logo da empresa no topo usada para se comunicar com os próprios clientes ou com potenciais clientes e para enviar faxes ou faturas.
- A envelope comercial: simples envelope de material à escolha, personalizado com o logo ou o nome da empresa para destacar sua imagem.
- O cartão de visita: um cartão geralmente em papelão onde estão escritos nome, sobrenome, muitas vezes integrados por outros dados pessoais, organizados de forma personalizada.
- A brochura: um breve folheto publicitário.
- O folheto: um pequeno papel publicitário em várias faces, dobrável.
- O catálogo: uma lista ordenada de produtos, como nos catálogos de vendas com o preço ao lado.
- O layout da newsletter e do site: a disposição dos elementos na página da newsletter e no site
- A embalagem: a modalidade de embalagem do produto personalizada e coerente com o logo e a imagem da empresa.
Recorde-se sempre de criar cada elemento de forma coerente, é fundamental garantir que a comunicação seja coerente e uniforme.
Tudo parte sempre do logo, na verdade deve estar sempre no centro deste processo, e tudo deve ser inerente a ele (cores, formas, estilo, etc.).
Estudo de caso
Aqui estão alguns estudos de caso sobre a criação de uma identidade empresarial original e coerente.
Sinto também que devo te recomendar um livro sobre o assunto que acredito possa te ajudar na criação da sua identidade empresarial:
- “A identidade de Marca: viagem à descoberta dos próprios valores e da própria identidade empresarial” de Samuel Gentile.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.