A loyalty é o conjunto de escolhas feitas por uma empresa ou um negócio, que a leva a receber a confiança de um cliente e, portanto, a fidelizá-lo.
Geralmente, essas escolhas são muito importantes porque permitem exatamente que não se afaste quem é já foi cliente, concedendo-lhe vantagens que o deixem satisfeito e contente por ter escolhido aquela empresa.
Um cliente satisfeito voltará com prazer a comprar do mesmo vendedor, que terá alcançado o importante objetivo de garantir um cliente duradouro ao longo do tempo. Além disso, tornar um cliente fiel requer menos esforços do que os necessários para encontrar novos.
Para obter tudo isso existem operações que o vendedor pode colocar em jogo para que o cliente esteja ainda mais motivado a retornar. Essas constituem o Programa de Fidelidade.
O que é o programa de fidelidade
Quando falamos de Programa de Fidelidade (ou fidelity program), falamos de uma ferramenta amplamente utilizada, com a qual são concedidos benefícios aos clientes que fazem parte. Vejamos algumas das muitas soluções possíveis:
- Carta de Fidelidade: é um dos casos mais comuns e difundidos; normalmente permite ao cliente acumular pontos. Com o alcance de uma certa quantidade de pontos, este tem direito a resgatar um prêmio, que pode variar desde uma certa porcentagem de desconto em uma próxima compra até chegar a um brinde. Com esse sistema, não só o cliente já está em boa medida fidelizado, mas também será incentivado a realizar mais compras com o objetivo de alcançar o prêmio;
- Outro método poderia ser criar um Programa VIP. O cliente que aderir a esse sistema terá vantagens em relação aos clientes que não fazem parte. Por exemplo, poderá ter acesso antecipado a determinados produtos ou comprá-los a um custo inferior. Em muitos casos, fazer parte do programa VIP requer uma taxa de inscrição por parte do cliente;
- Concursos e Sorteios: esta é claramente uma escolha interessante e muito difundida, especialmente com a utilização do social. Com esses tipos de iniciativa, busca-se envolver todos aqueles que estão próximos ao brand, para que não o percam de vista e para monitorar ativamente suas iniciativas.
Estas apenas elencadas são somente algumas das possíveis escolhas que podem ser colocadas em prática para alcançar a fidelidade do cliente. Existem opções muito mais complexas, estruturadas e vantajosas.
Para concluir, podemos dizer que um dos principais objetivos da empresa continua sendo o de ser sempre a primeira escolha para o cliente.
E a loyalty representa tudo o que, nesse sentido e com esse objetivo, a empresa pode (e deve) fazer.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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