A loja de fidelidade é uma loja que tem uma certa preferência por parte do cliente.
Indica o hábito do cliente em comprar um determinado tipo de produtos ou serviços em um ponto de venda específico.
Um fator importante da loja de fidelidade é a satisfação do cliente que gera confiança e lealdade do consumidor por um determinado produto ou serviço.
De fato, pode-se falar de loja de fidelidade quando o consumidor realiza uma compra repetida tornando-se fiel à marca e à empresa.
Portanto, é necessário que a compra habitual na loja não seja devido a situações de mercado onde há uma falta de alternativas, mas sim consequência de uma compra espontânea.
Desenvolvimento de uma loja de fidelidade
A loja de fidelidade pode ser desenvolvida com atividades de promoção da loja: prêmios, facilidades e outros incentivos à compra.
É importante incentivar a compra para chegar à fidelização.
Para fidelizar o cliente, a empresa pode oferecer:
- Técnicas de hard benefit: falamos de conveniência, como uma redução de preço ou um aumento da qualidade como, cupons, vales desconto, acúmulo de pontos, sorteios;
- Técnicas de soft benefit: benefícios em termos de experiência como, demonstrações de produto, teste de produto, a montagem de áreas dedicadas dentro do ponto de venda, eventos;
Além disso, as recompensas que se baseiam na conveniência são muito eficazes do ponto de vista das vendas, enquanto aquelas que se baseiam na experiência têm um impacto positivo na atitude dos clientes em relação à empresa e seus produtos e serviços.
Estratégias de lealdade à loja
Hoje em dia, há cada vez mais concorrentes prontos para ter um lugar fixo no mercado e conquistar uma fatia de consumidores dispostos a serem fidelizados.
O ponto de venda é considerado como um meio essencial para estabelecer uma relação com o cliente e criar comunicação e interação.
Existem algumas estratégias aplicadas na fidelização de lojas que podem ser úteis para a retenção:
- A localização: assume valor estratégico e deve se conectar tanto com o mercado da marca quanto com o público-alvo de referência. Por trás da escolha da localização há um estudo detalhado e aprofundado;
- Layout externo: ou seja, a vitrine da loja; O layout externo pode reforçar o relacionamento com o cliente já fidelizado. As vitrines devem ser renovadas de tempos em tempos dependendo do período;
- Layout interno: o interior da loja tende a gerar um envolvimento máximo dos consumidores, deixando-os livres para explorar o espaço e estimular sua criatividade à e curiosidade à.
Portanto, para aumentar a lealdade à loja, os vendedores podem usar essas estratégias para envolver de forma diretamente e intensa a consumidora.
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