O que é a lealdade à marca

A lealdade à marca è a fidelidade a uma determinada marca.

Não apenas a compra de um único produto, mas a preferência do usuário em escolher essa marca, e não outras. 

Características e estratégias da lealdade à marca

Quando se adotam estratégias para aumentar a lealdade à marca, espera-se obter o resultado de ter clientes que se tornam habituais e que, portanto, descartam, de fato, seus concorrentes.

As características da lealdade à marca são:

  • A aceitação: è a vontade consciente do cliente de escolher a marca em questão.
  • A lealdade: è a fidelidade verdadeira onde o cliente não apenas prefere a marca, mas a compra de forma contínua.

Como se calcula a lealdade à marca?

Sem dúvida, o termo de comparação é a satisfação do cliente, a customer satisfaction.

Os níveis de desenvolvimento da brand loyalty são principalmente três:

  • A brand recognition: nesta fase, o usuário está aumentando a fidelidade à marca, mas ainda não despreza a compra de produtos semelhantes aos seus de outras marcas.
  • A brand preference: nesta fase de transição, o cliente tende para a marca em análise, mas, se esta não estiver disponível, contenta-se com o concorrente.
  • A brand insistence: nesta fase, o cliente se apega tanto à marca que, se não estiver disponível, a procura ou espera que esteja e evita comprar um produto dos concorrentes.

Diferença entre brand loyalty e brand equity

Como acontece com a brand awareness e a brand reputation, também neste caso, a brand equity (o patrimônio da marca) inclui, de fato, a brand loyalty como valor fundamental para seu desenvolvimento.

Como aumentar sua brand loyalty

Para aumentar sua brand loyalty è importante:

  • Ser único: ter uma unique selling proposition que te distingue claramente.
  • Fornecer um atendimento ao cliente (customer care) da melhor forma possível para acompanhar e mimar o cliente em todas as fases da compra e do pós-venda.
  • Fidelizar o cliente tanto quanto possível com descontos e promoções dedicadas a ele.
  • Cuidar de forma meticulosa da própria imagem também (e principalmente) on-line e nas redes sociais.

Aumentar a lealdade à marca è um processo longo e cansativo, mas fundamental para criar um portfólio de verdadeiros clientes fiéis.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.