A lealdade à marca è a fidelidade a uma determinada marca.
Não apenas a compra de um único produto, mas a preferência do usuário em escolher essa marca, e não outras.
Características e estratégias da lealdade à marca
Quando se adotam estratégias para aumentar a lealdade à marca, espera-se obter o resultado de ter clientes que se tornam habituais e que, portanto, descartam, de fato, seus concorrentes.
As características da lealdade à marca são:
- A aceitação: è a vontade consciente do cliente de escolher a marca em questão.
- A lealdade: è a fidelidade verdadeira onde o cliente não apenas prefere a marca, mas a compra de forma contínua.
Como se calcula a lealdade à marca?
Sem dúvida, o termo de comparação é a satisfação do cliente, a customer satisfaction.
Os níveis de desenvolvimento da brand loyalty são principalmente três:
- A brand recognition: nesta fase, o usuário está aumentando a fidelidade à marca, mas ainda não despreza a compra de produtos semelhantes aos seus de outras marcas.
- A brand preference: nesta fase de transição, o cliente tende para a marca em análise, mas, se esta não estiver disponível, contenta-se com o concorrente.
- A brand insistence: nesta fase, o cliente se apega tanto à marca que, se não estiver disponível, a procura ou espera que esteja e evita comprar um produto dos concorrentes.
Diferença entre brand loyalty e brand equity
Como acontece com a brand awareness e a brand reputation, também neste caso, a brand equity (o patrimônio da marca) inclui, de fato, a brand loyalty como valor fundamental para seu desenvolvimento.
Como aumentar sua brand loyalty
Para aumentar sua brand loyalty è importante:
- Ser único: ter uma unique selling proposition que te distingue claramente.
- Fornecer um atendimento ao cliente (customer care) da melhor forma possível para acompanhar e mimar o cliente em todas as fases da compra e do pós-venda.
- Fidelizar o cliente tanto quanto possível com descontos e promoções dedicadas a ele.
- Cuidar de forma meticulosa da própria imagem também (e principalmente) on-line e nas redes sociais.
Aumentar a lealdade à marca è um processo longo e cansativo, mas fundamental para criar um portfólio de verdadeiros clientes fiéis.
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