Você tem um blog ou um site. Você se esforça dia após dia para otimizar suas páginas e estar em primeiro nos resultados de busca, mas ainda assim não consegue alcançar os resultados esperados. Já se perguntou por quê?
Um fator importante pelo qual o Google te avalia é a link building: essa atividade que permite receber links de outros sites para aumentar sua relevância na web.
O que exatamente significa fazer link building?
Características, estratégias e exemplos de link building
A link building é definida como um fator off-site, ou seja, uma atividade que não otimiza o site através de complexos procedimentos internos, mas sim através do trabalho feito fora do próprio site.
Vamos entender melhor esse conceito:
- são fatores on-site todas aquelas atividades que otimizam o site internamente à sua estrutura, como descompactar e renomear as imagens, dar relevância às características do domínio, gerenciar os links internos e seguir uma estrutura correta nas páginas do site
- são fatores off-site a notoriedade nas redes sociais e as interações com suas postagens e, acima de tudo, a construção de links
Fazer link building significa aumentar o seu page rank (autoridade da sua página) através do aumento de links "bons" que falam sobre você.
Em termos técnicos, os backlinks são aqueles links presentes em outros sites, afins e que falam sobre tópicos semelhantes aos seus, que remetem claramente a uma página específica do seu site.
A pergunta surge espontaneamente.
Como aumentar os backlinks e otimizar sua página web?
Estrategia de link building: o link earning
Até a atualização do Penguin (periodicamente o Google atualiza seu algoritmo com o qual escaneia todas as páginas web e atribui um valor), a construção de links era feita com estratégias opacas e forçadas, troca de links e links pagos, muitas vezes maliciosos.
Desde 2012 as coisas mudaram e é agora claro que uma atividade forçada de criação de links que apontam para o seu site é penalizadora.
Agora se busca em vez disso o link earning, um aumento natural de links que apontam para o seu site.
IMPORTANTE: terão muito valor os links que vêm de portais iguais ou superiores em autoridade, por outro lado, os backlinks de sites pouco afins e de baixa qualidade aos olhos do Google te penalizarão.
Não aumente ou remova muitos links todos de uma vez. O Google acreditaria que você está fazendo uma prática forçada e incorreta e te penalizaria!
Melhor poucos links muito bons, do que muitos de baixa qualidade!
Para ser considerado um backlink, o href, ou seja, o código html que se insere ao linkar uma página, deve ter o atributo rel=dofollow; se o atributo for rel=nofollow, o link não será indexado pelo Google.
Exemplos de link building: o guest post e as infográficas
Existem técnicas limpas muito eficazes para aumentar os links de entrada do seu site web.
È agora importante a partilha do seu artigo nas redes sociais, por exemplo, mas existem outras duas práticas que te permitem, sobretudo no início, fazer uma correta link building.
Falemos do guest post e das infográficas.
- Fazer guest posting: o guest post não è nada mais do que um artigo escrito por você, mas em um site diferente do seu, obviamente relacionado aos seus conteúdos. Uma espécie de troca de informações (NÃO DE LINKS!) entre você que disponibiliza seu conhecimento e o site anfitrião que oferece sua relevância na web. Normalmente, o site permitirá que você insira um link que levará ao seu blog, criando assim um backlink eficaz e de alta qualidade.
- As infográficas: falamos daquelas imagens que se desenvolvem verticalmente e que, através de um design atraente, permitem que você se informe sobre um determinado assunto. Se feita corretamente, a infográfica pode ser usada para criar link building. É uma prática consolidada inserir a infográfica em um link que remete ao seu site (um código embed semelhante aos do YouTube), permitindo o uso do seu conteúdo apenas sob a condição de inserir na página que usará sua gráfica um link de entrada.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.