O que é a marca

A marca é a individualidade de uma empresa no mercado. Não é um conceito objetivo, mas subjetivo porque pode transmitir emoções e sentimentos, dedicação ou indiferença.

Em outras palavras, a marca é a imagem que o público atribui à marca de uma empresa ou a um produto. É como se a empresa fosse uma pessoa. Veja, a marca é como uma empresa é vista pelos outros, a reputação que o cliente potencial lhe atribui.

A marca tem uma identidade, isto significa que o consumidor associa a ela um conjunto de valores que influenciam suas decisões no momento da compra, ou seja:

  • A história da empresa
  • A experiência dos consumidores em contato com a marca
  • A notoriedade da marca
  • As expectativas dos clientes potenciais

Não é por acaso que no ambiente do marketing se costuma dizer que “a marca está na cabeça do consumidor”.

Aqui estão alguns dos valores que um consumidor atribui a uma marca:

Como criar uma marca?

Agora vamos ver em detalhes quais são os passos a seguir para a criação de uma marca.

1 PASSO: ESTABELEÇA QUEM VOCÊ É OU QUEM VOCÊ QUER SER

Antes de lançar um produto ou serviço no mercado, é necessário responder a 4 perguntas simples:

  • Que tipo de empresa sou?
  • Quais são meus objetivos?
  • O que me diferencia dos outros concorrentes?
  • Qual é o meu público-alvo?
  • Como você quer que seu público te perceba?  

2 PASSO: CRIE SEU LOGO

O segundo passo é a criação de um logo, ou seja, uma marca que possa distinguir sua empresa das outras presentes no mercado. O logo, para ser eficiente, deve respeitar essas características:

  • Originalidade: o seu logo deve ser único e inimitável
  • Atração: o seu logo deve ser cativante aos olhos de quem o vê, deve capturar a atenção
  • Versatilidade: o logo deve ser reproduzível e reconhecível em qualquer superfície e em diferentes dimensões
  • Imortalidade: o logo deve ser imortal, ou seja, sem idade nem tempo.

Por exemplo, considere a marca da Fiat, criada em 1899. Não se baseie nas tendências do momento! Se você não se sentir capaz de criar um logo eficaz, recomendamos que confie em uma agência publicitária séria e especializada.

PASSO 3: REGISTRE SEU LOGO

O terceiro passo inclui o registro do logo, o que permitirá que você o use de maneira exclusiva e o diferencie da concorrência. O registro do logo também permite ao proprietário ou aos detentores dos direitos proteger o seu negócio e/ou a sua empresa.

Essa proteção impede que outros utilizem o seu próprio logo. Antes de registrar o seu logo, certifique-se de que ninguém antes de você tenha criado um logo semelhante na mesma categoria.

O depósito da marca é feito através da preenchimento de um pedido que pode ser enviado a qualquer Câmara de Comércio, ou online com assinatura digital no site italiano do escritório de marcas e patentes. Uma vez enviado, o pedido não pode mais ser modificado e terá a duração de 10 anos. Após expirar, deve ser renovado. O custo para o registro de um logo é de cerca de 180-300 euros.

ETAPA 4: REALIZE UM SITE WEB

A quarta etapa prevê a criação de um site web, porque é sabido que se você não está na web, você não é ninguém. Seu site deve ser intuitivo e facilmente reconhecível já no primeiro impacto visual. As cores e o estilo devem estar perfeitamente em sintonia com o seu logo, de modo a criar uma harmonia visual.

ETAPA 5: USE AS REDES SOCIAIS

Para promover melhor a sua atividade, recomendo que utilize as Redes Sociais além do seu site online. As redes sociais são hoje fontes de feedback e interações preciosíssimas para estabelecer o valor da sua marca, ou seja, o valor que o cliente atribui ao seu produto/serviço.

Através da comunicação social, você será capaz de estabelecer um vínculo com o consumidor e, portanto, poderá aumentar sua consideração em relação à sua marca.

Estudo de caso

Aqui estão alguns exemplos simples de marcas originais e com um forte impacto emocional.

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