O que é a private label

Por private label (ou marca própria) entende-se aqueles produtos vendidos com a marca de quem se ocupa de distribuí-los.
Um exemplo claro e imediato disso são todos aqueles produtos de marcas como Carrefour, Coop, Conad, Eurospin, etc...

O mercado das private labels è um mercado que se utiliza da GDO (Grande Distribuição Organizada) e  geralmente livre de todo o setor marketing que, ao contrário, interessa as marcas mais famosas e renomadas.

Portanto, não tendo que arcar com toda uma série de custos, a margem de lucro para o distribuidor (que se coloca como intermediário entre produtor e consumidor) será maior.

O custo reduzido desses produtos não deve fazer pensar em uma qualidade igualmente reduzida. Muito pelo contrário.

Isso se deve principalmente a duas razões:

  • O distribuidor que se encarrega de colocar seu próprio logo em um determinado produto exige que este seja otimizado, para que seu nome continue sendo sinônimo de qualidade;
  • Muito frequentemente, parte dos produtos vendidos nesse contexto vem dos mesmos produtores que fabricam para as grandes marcas. Um exemplo? O Arroz Delícias do Sol que se encontra nos pontos de venda Eurospin é o mesmo arroz que se encontra comprando o Arroz Scotti.

Nos últimos anos, muitos consumidores têm escolhido produtos das marcas próprias, persuadidos pelo fato de que neles encontram qualidade além da conveniência.

A marca própria se afirma, portanto, como uma realidade cada vez mais consolidada e que teme cada vez menos a concorrência das grandes marcas.

Isso especialmente em função do fato de que muitos consumidores, uma vez desenvolvida uma sólida lealdade, dificilmente abandonam esses produtos, preferindo-os por preço e qualidade.

Vantagens e desvantagens da marca própria

Entre as vantagens oferecidas pela marca própria, encontramos:

  • Controle sobre a produção: o distribuidor tem uma margem de controle mais alta sobre o processo produtivo;
  • Controle nos custos: Podendo controlar de perto todas as etapas produtivas, o distribuidor também tem a possibilidade de determinar o valor real do produto e, consequentemente, um preço vantajoso (principalmente para si mesmo) e adequado.

No entanto, não faltam desvantagens:

  • Forte dependência: O abastecimento dos produtos que são vendidos com a marca do distribuidor depende inteiramente do fabricante. Se este último, por qualquer motivo, interromper o fornecimento, esses produtos se tornariam irretráteis.
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.