Por private label (ou marca própria) entende-se aqueles produtos vendidos com a marca de quem se ocupa de distribuí-los.
Um exemplo claro e imediato disso são todos aqueles produtos de marcas como Carrefour, Coop, Conad, Eurospin, etc...
O mercado das private labels è um mercado que se utiliza da GDO (Grande Distribuição Organizada) e geralmente livre de todo o setor marketing que, ao contrário, interessa as marcas mais famosas e renomadas.
Portanto, não tendo que arcar com toda uma série de custos, a margem de lucro para o distribuidor (que se coloca como intermediário entre produtor e consumidor) será maior.
O custo reduzido desses produtos não deve fazer pensar em uma qualidade igualmente reduzida. Muito pelo contrário.
Isso se deve principalmente a duas razões:
- O distribuidor que se encarrega de colocar seu próprio logo em um determinado produto exige que este seja otimizado, para que seu nome continue sendo sinônimo de qualidade;
- Muito frequentemente, parte dos produtos vendidos nesse contexto vem dos mesmos produtores que fabricam para as grandes marcas. Um exemplo? O Arroz Delícias do Sol que se encontra nos pontos de venda Eurospin é o mesmo arroz que se encontra comprando o Arroz Scotti.
Nos últimos anos, muitos consumidores têm escolhido produtos das marcas próprias, persuadidos pelo fato de que neles encontram qualidade além da conveniência.
A marca própria se afirma, portanto, como uma realidade cada vez mais consolidada e que teme cada vez menos a concorrência das grandes marcas.
Isso especialmente em função do fato de que muitos consumidores, uma vez desenvolvida uma sólida lealdade, dificilmente abandonam esses produtos, preferindo-os por preço e qualidade.
Vantagens e desvantagens da marca própria
Entre as vantagens oferecidas pela marca própria, encontramos:
- Controle sobre a produção: o distribuidor tem uma margem de controle mais alta sobre o processo produtivo;
- Controle nos custos: Podendo controlar de perto todas as etapas produtivas, o distribuidor também tem a possibilidade de determinar o valor real do produto e, consequentemente, um preço vantajoso (principalmente para si mesmo) e adequado.
No entanto, não faltam desvantagens:
- Forte dependência: O abastecimento dos produtos que são vendidos com a marca do distribuidor depende inteiramente do fabricante. Se este último, por qualquer motivo, interromper o fornecimento, esses produtos se tornariam irretráteis.
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