O que é a lembrança publicitária

A lembrança publicitária é a facilidade ou não em recordar um determinado conteúdo publicitário.

Diferença entre Ad recall e Brand recall

A Ad recall expressa a porcentagem de entrevistados (è um processo que se insere em uma fase de estudo da clientela) que lembra da mensagem publicitária enquanto a Brand recall expressa a notoriedade que a marca tem no imaginário coletivo, ligando-se portanto fortemente à notoriedade de marca ou brand awareness.

A lembrança publicitária orienta, influencia e favorece, na fase de análise que estamos desenvolvendo, a brand awareness mesma, e determina o grau mais alto de consciência de marca.

Basicamente, a lembrança publicitária deveria ser completamente espontânea, mas as entrevistas voltadas para entender a Ad recall são de diferentes modalidades:

  • A Recordação não assistida: a lembrança publicitária pura onde o usuário entrevistado recorda a mensagem de forma completamente espontânea.
  • A Recordação assistida: o usuário lembra da mensagem publicitária, mas através de estímulos associativos externos.
  • A Recordação relacionada: a lembrança publicitária é parcial e o usuário tem em mente pelo menos um elemento da própria mensagem publicitária.

A Exposição da Marca

Não apenas a Recordação de Anúncio. Nas modernas ferramentas de marketing digital existem dados estatísticos que nos fazem calcular quanto um usuário è exposto à mensagem publicitária em relação ao mercado-alvo. Falamos da exposição da marca.

Esse elemento è igualmente fundamental para entender quão reconhecível é a marca, em pouco tempo, aos olhos do usuário, tendo como objetivo fidelizá-lo (ou entender se ele será apenas "de passagem") e otimizar as campanhas tornando-as cada vez mais escaláveis.

Estudos como esses são extremamente úteis para aumentar a conscientização da marca e melhorar, cada vez mais, a coerência entre os objetivos empresariais e as expectativas do público.

Esse aspecto é fundamental para se diferenciar da concorrência e fazer com que o cliente escolha você em vez de um concorrente.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.