A meta description, ou meta descrição, é um elemento textual útil para os motores de busca entenderem o conteúdo de uma página web. Também o usuário pode entender, após uma leitura rápida, se o site corresponde ao que estava procurando.
Veja porqué é importante escrever uma meta description eficaz, precisa, em chave SEO, mas ao mesmo tempo atraente e que chame a atenção de quem lê.
A meta description prevê um máximo de 160 caracteres e fica logo após o título do site, que aparece em azul no Google:
A meta description, conhecida também como meta tag, faz parte da estratégia SEO de uma empresa. Para que serve, na verdade, posicionar-se entre os primeiros resultados da SERP se a meta description não convence o usuário a clicar e entrar no nosso site?
É portanto muito importante escrever uma meta description eficaz e conhecer os truques para fazê-lo.
Como escrever uma meta description em perspectiva SEO
Escrever uma meta description com foco em SEO significa saber usar as palavras-chave certas para ser entendido da melhor forma pelos algoritmos do Google, e para obter um ranking melhor no posicionamento, de modo a ser mais visível para os usuários. As palavras-chave certas a serem utilizadas podem ser identificadas através do Google Trends.
Olhando o exemplo mostrado logo acima da pesquisa do termo “índice de recordação” você pode ver como a palavra é repetida no meta title e na meta description, assim atribuindo-lhe maior valor e fazendo o Google entender que o site quer se posicionar exatamente por aquela palavra-chave.
Se no título meta a palavra-chave deve se posicionar em abertura para adquirir maior peso em chave SEO, tal regra não vale para a transcrição da meta description, o importante é que a palavra-chave esteja dentro dela.
Uma recomendação importantíssima: proibido copiar! O Google percebe se os conteúdos são copiados de forma integral de outro site na internet. A pena é a relegação do nosso site à última página.
É verdade que, ultimamente, nos blogs de setor os meta tags não são mais considerados tão determinantes em termos de posicionamento, mas é sempre verdade que ninguém conhece o exato algoritmo do Google e que, de qualquer forma, uma meta description bem escrita é uma ótima apresentação para o usuário.
Como escrever uma meta description que satisfaça a curiosidade do usuário
Não se pode negar a importância da meta description dentro da estratégia de marketing de um site e de uma empresa. Estamos bombardeados todos os dias com informações, tudo vai muito rápido e nossa atenção é atraída, portanto, por conteúdos originais mas que reconhecemos como autênticos e verídicos. A meta description nada mais é do que um breve “resumo” do que se encontrará dentro do site e deverá ser:
- Breve – como vimos, o número máximo de caracteres utilizáveis è 160;
- Eficaz – em um piscar de olhos deve convencer o usuário de que nosso site è aquilo que mais se relaciona com sua pesquisa do que ele jamais encontrará na rede;
- Original – nunca se igualar aos concorrentes: a palavra-chave è DISTINGUIR-SE!
- De sentido completo – acabaram-se os tempos em que os textos dos sites eram uma aglomeração de palavras-chave amontoadas sem sentido.
Até hoje sabemos que o Google premia os sites user friendly, que sejam compreensíveis e “amigáveis” para quem lê.
A importância da meta description em uma estratégia de marketing
Não adianta repetir: escrever textos interessantes, originais, em chave SEO e convincentes è a chave para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Quer alcançar a primeira posição no Google? Não negligencie nenhum detalhe, muito menos a meta description.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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