O que é a Missão

Para missão empresarial entende-se todos os objetivos que uma empresa se propõe e os modos e as técnicas empregues para alcançá-los dia após dia.

A missão é o que distingue uma empresa da concorrência, seu propósito, a natureza pela qual é no mercado. Em alguns casos, a missão de uma empresa pode ser definida por um simples slogan, como por exemplo a Amazon, que baseou sua missão em uma filosofia precisa "O cliente no centro"; em outros, é uma verdadeira estratégia de longo prazo.

Alguns confundem a missão empresarial com a visão empresarial, não sabendo que na realidade são duas coisas totalmente diferentes.

A visão empresarial è a visão futura de uma empresa, o sonho do empreendedor, sua perspectiva futura, algo abstrato.

A missão, ao contrário, è concreta, feita de esquemas e estratégias voltadas para o alcance de objetivos reais.

Como definir a missão da empresa?

Para definir a sua missão empresarial, você deve antes de tudo estabelecer o que está fazendo, para quem está fazendo e de que forma está fazendo.

Comece sempre pela história da sua empresa, pelas fundações, por que você decidiu criá-la?

Estabeleça de forma específica o seu público-alvo e seu valor.

Para fazer isso, você deve responder a estas simples perguntas:

  • Por que razão sua empresa está no mercado?
  • Em quais aspectos ela se diferencia da concorrência?
  • Quem são seus clientes?
  • Quais são os objetivos que você estabeleceu para curto prazo?
  • Qual é a personalidade da sua empresa?

Concluo dizendo que definir a missão da sua empresa será importante tanto para você quanto para seus funcionários, pois vocês terão bem claros os objetivos de curto e longo prazo e poderão trabalhar juntos para realizá-los em compartilhamento absoluto.  

Estudo de caso

Aqui está um breve vídeo que te permitirá entender como criar a sua missão empresarial de forma simples e eficaz.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.