Para missão empresarial entende-se todos os objetivos que uma empresa se propõe e os modos e as técnicas empregues para alcançá-los dia após dia.
A missão é o que distingue uma empresa da concorrência, seu propósito, a natureza pela qual é no mercado. Em alguns casos, a missão de uma empresa pode ser definida por um simples slogan, como por exemplo a Amazon, que baseou sua missão em uma filosofia precisa "O cliente no centro"; em outros, é uma verdadeira estratégia de longo prazo.
Alguns confundem a missão empresarial com a visão empresarial, não sabendo que na realidade são duas coisas totalmente diferentes.
A visão empresarial è a visão futura de uma empresa, o sonho do empreendedor, sua perspectiva futura, algo abstrato.
A missão, ao contrário, è concreta, feita de esquemas e estratégias voltadas para o alcance de objetivos reais.
Como definir a missão da empresa?
Para definir a sua missão empresarial, você deve antes de tudo estabelecer o que está fazendo, para quem está fazendo e de que forma está fazendo.
Comece sempre pela história da sua empresa, pelas fundações, por que você decidiu criá-la?
Estabeleça de forma específica o seu público-alvo e seu valor.
Para fazer isso, você deve responder a estas simples perguntas:
- Por que razão sua empresa está no mercado?
- Em quais aspectos ela se diferencia da concorrência?
- Quem são seus clientes?
- Quais são os objetivos que você estabeleceu para curto prazo?
- Qual é a personalidade da sua empresa?
Concluo dizendo que definir a missão da sua empresa será importante tanto para você quanto para seus funcionários, pois vocês terão bem claros os objetivos de curto e longo prazo e poderão trabalhar juntos para realizá-los em compartilhamento absoluto.
Estudo de caso
Aqui está um breve vídeo que te permitirá entender como criar a sua missão empresarial de forma simples e eficaz.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.