O que é a newsletter

A newsletter é uma das ferramentas mais eficazes do marketing online. É um e-mail que a empresa envia contendo informações sobre as ofertas, sobre a nova linha de produtos e sobre os novos posts publicados.

É direcionada a pessoas que já consentiram com o tratamento dos dados pessoais e com o recebimento dos e-mails referentes à empresa interessada.

As newsletters podem ser enviadas com uma frequência que pode variar dependendo do tipo de estratégia de marketing escolhida. Esta pode determinar o envio diário, semanal ou mensal.

Muito importante! A newsletter deve ser interessante, deve focar na simplicidade e acima de tudo deve ser pouco invasiva, caso contrário os clientes nunca lerão todo o e-mail. Deve se adaptar também a tablets e smartphones para ter a possibilidade de ser lida em tempo real e a qualquer momento.

Por que abandonam o seu e-mail?

Pode acontecer que alguém, por diversos motivos, abandone a sua newsletter, um dos principais pode ser a elevada frequência de envio. 

Outro motivo pode ser o e-mail no computador, nem todos o verificam, portanto é bom otimizar também as newsletters para smartphone. 

Concentre-se nos vários motivos que levam um usuário a abandonar uma newsletter e tente usar uma comunicação eficaz, voltada para a fidelização do cliente.

O objetivo de uma newsletter é oferecer o melhor serviço e dar ao cliente uma infinidade de novas possibilidades: descontos, ofertas, novos lançamentos, edições limitadas, eventos, datas de livros ou filmes em lançamento. É feita especialmente para lembrar ao cliente que aquele site existe e está aberto para atender todas as suas necessidades. 

Como fazer uma newsletter gráfica

Para criar uma newsletter gráfica é importante seguir alguns pontos fundamentais:

  • Criar o header (cabeçalho da mensagem) com o nome do brand
  • Escrever o título da mensagem
  • Escrever o texto com visual (a gráfica)
  • Criar o botão call to action
  • Desenvolver o footer (a parte final da newsletter)

Este esboço representa uma estrutura válida e simples para a sua newsletter, mas obviamente não è obrigatório seguir esses pontos sem variações.

Para ser eficaz, a newsletter não deve se limitar a informar, mas deve dar respostas a problemas concretos, trazendo um real benefício ao usuário final. 

Quais são as vantagens da newsletter?

Uma newsletter que se preze é um meio eficaz para manter contato com os clientes e traz muitos benefícios para a empresa:

  • Fortalece a marca da empresa: receber comunicações sobre assuntos interessantes ajuda a melhorar a imagem da empresa, obviamente com uma newsletter bem construída
  • Aumenta a capacidade de venda: a newsletter é um ótimo meio para promover seus produtos e serviços permitindo que você se comunique diretamente com seus clientes e em tempo real, informando-os sobre a chegada de novos artigos com descontos e ofertas promocionais exclusivas para eles
  • Atraí novos clientes: criar uma lista de contatos com base em determinadas características (localização, sexo, idade, interesses) ajudará a atrair novos usuários
  • Ganha confiança dos clientes adquiridos: consolidando o relacionamento entre cliente e empresa
  • Aumenta as visitas ao site: através da newsletter você pode comunicar em tempo real o lançamento de um novo artigo e informar seus clientes sobre as novidades, assim aumentando as visitas no seu site web

Uma vez que você entendeu a importância do envio da newsletter, só resta criar uma estratégia de e-mail marketing e dar mais valor ao seu negócio, lendo também nosso tutorial: como enviar uma newsletter

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