A newsletter é uma das ferramentas mais eficazes do marketing online. É um e-mail que a empresa envia contendo informações sobre as ofertas, sobre a nova linha de produtos e sobre os novos posts publicados.
É direcionada a pessoas que já consentiram com o tratamento dos dados pessoais e com o recebimento dos e-mails referentes à empresa interessada.
As newsletters podem ser enviadas com uma frequência que pode variar dependendo do tipo de estratégia de marketing escolhida. Esta pode determinar o envio diário, semanal ou mensal.
Muito importante! A newsletter deve ser interessante, deve focar na simplicidade e acima de tudo deve ser pouco invasiva, caso contrário os clientes nunca lerão todo o e-mail. Deve se adaptar também a tablets e smartphones para ter a possibilidade de ser lida em tempo real e a qualquer momento.
Por que abandonam o seu e-mail?
Pode acontecer que alguém, por diversos motivos, abandone a sua newsletter, um dos principais pode ser a elevada frequência de envio.
Outro motivo pode ser o e-mail no computador, nem todos o verificam, portanto é bom otimizar também as newsletters para smartphone.
Concentre-se nos vários motivos que levam um usuário a abandonar uma newsletter e tente usar uma comunicação eficaz, voltada para a fidelização do cliente.
O objetivo de uma newsletter é oferecer o melhor serviço e dar ao cliente uma infinidade de novas possibilidades: descontos, ofertas, novos lançamentos, edições limitadas, eventos, datas de livros ou filmes em lançamento. É feita especialmente para lembrar ao cliente que aquele site existe e está aberto para atender todas as suas necessidades.
Para criar uma newsletter gráfica é importante seguir alguns pontos fundamentais:
- Criar o header (cabeçalho da mensagem) com o nome do brand
- Escrever o título da mensagem
- Escrever o texto com visual (a gráfica)
- Criar o botão call to action
- Desenvolver o footer (a parte final da newsletter)
Este esboço representa uma estrutura válida e simples para a sua newsletter, mas obviamente não è obrigatório seguir esses pontos sem variações.
Para ser eficaz, a newsletter não deve se limitar a informar, mas deve dar respostas a problemas concretos, trazendo um real benefício ao usuário final.
Quais são as vantagens da newsletter?
Uma newsletter que se preze é um meio eficaz para manter contato com os clientes e traz muitos benefícios para a empresa:
- Fortalece a marca da empresa: receber comunicações sobre assuntos interessantes ajuda a melhorar a imagem da empresa, obviamente com uma newsletter bem construída
- Aumenta a capacidade de venda: a newsletter é um ótimo meio para promover seus produtos e serviços permitindo que você se comunique diretamente com seus clientes e em tempo real, informando-os sobre a chegada de novos artigos com descontos e ofertas promocionais exclusivas para eles
- Atraí novos clientes: criar uma lista de contatos com base em determinadas características (localização, sexo, idade, interesses) ajudará a atrair novos usuários
- Ganha confiança dos clientes adquiridos: consolidando o relacionamento entre cliente e empresa
- Aumenta as visitas ao site: através da newsletter você pode comunicar em tempo real o lançamento de um novo artigo e informar seus clientes sobre as novidades, assim aumentando as visitas no seu site web
Uma vez que você entendeu a importância do envio da newsletter, só resta criar uma estratégia de e-mail marketing e dar mais valor ao seu negócio, lendo também nosso tutorial: como enviar uma newsletter
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.