O que é a notoriedade de marca

A notoriedade de marca (ou brand awareness) é a capacidade de um consumidor de lembrar e reconhecer espontaneamente uma marca.

Divide-se em notoriedade espontânea (quando um usuário lembra de uma marca sem estímulos) e notoriedade solicitada (quando um usuário reconhece uma marca graças a alguns "ajudantes", como por exemplo quando vê o logo).

Temos certeza de que você reconheceu esses logos: Mercedes, Eni, Apple e YouTube.

Eis, essa é a notoriedade da marca. Você imediatamente associou esses logos ao nome da marca, isso significa que o trabalho deles para aumentar a notoriedade foi bem feito.

Como medir a notoriedade de marca?

Para entender o quanto uma marca está presente na mente das pessoas, David Allen Aaker, economista e especialista em marketing estadunidense, criou a Pirâmide de Aaker, dividida em 4 níveis de  notoriedade da marca:

  1. DESCONHECENDO UMA MARCA: literalmente ignaro de uma marca. Indica a parte mais baixa da pirâmide, ou seja, as pessoas que não conhecem minimamente essa marca.
  2. RECONHECIMENTO DE MARCA: nesta fase, as pessoas começam a lembrar de uma marca, mas apenas graças aos estímulos recebidos (por exemplo, quando se ouve o nome da referida marca no rádio e se pensa "Já ouvi isso! São aqueles que fazem...").
  3. RECORDAÇÃO DE MARCA: aqui, as pessoas começam a associar espontaneamente a marca a um determinado setor de serviços ou bens.
  4. TOP OF MIND: esta é a faixa mais alta da pirâmide, aquela em que, se alguém quer comprar um tipo de produto, imediatamente pensa em uma determinada marca. É o máximo objetivo ao qual as várias marcas aspiram.

O TOP OF MIND, como já mencionado, é o máximo nível de consciência e conhecimento de uma marca por parte de um consumidor, tanto que influencia consideravelmente sua decisão de compra.

Tente pensar em quão poderosa uma marca se torna quando chega à fase TOP OF MIND. Vamos te dar alguns exemplos para que você entenda melhor: se você tivesse que comprar um par de óculos de natação e um boné de piscina, em qual loja você pensaria imediatamente? Obviamente na Decathlon. E se você tiver vontade de um delicioso hambúrguer, em quem você pensa logo? Vamos apostar tudo no McDonald's. Se você precisar procurar qualquer tipo de informação na web, onde você a busca? Vamos ver se conseguimos adivinhar... No Google?

Em alguns casos, porém, a notoriedade da marca é ainda mais afirmada, porque o nome da marca remete a um produto de uso comum. Algum exemplo? Coca-Cola, Scottex, Scotch, Bic. Estes são todos nomes de algumas marcas que alcançaram o auge da pirâmide, tornaram-se objetos de uso comum que os consumidores identificam com justamente o nome da marca mais estabelecida.

Até nasceram neologismos derivados exatamente dessas marcas, como "googlar" ou "scotchizar".

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.