A personalidade da marca é o traço de personalidade que é associado à marca.
Na prática é um conjunto de características semelhantes às do caráter humano, mas aplicadas à marca. Estas, além disso, tendem a permanecer duradouras ao longo do tempo.
A personalidade da marca expressa como a marca se mostra ao público, através de seu caráter, seu estilo e seu tom de voz.
É o resultado de todo o esforço de comunicação da empresa para alcançar um bom posicionamento da oferta na mente dos consumidores.
Como se è desenvolvida a personalidade da marca?
O conceito de personalidade da marca se è desenvolvido com base nos estudos sobre o comportamento dos consumidores, ficou claro que os indivíduos têm a tendência de atribuir às marcas traços que se aproximam da personalidade humana, portanto estão predispostos a escolher a marca que mais se aproxima da imagem que representam a si mesmos ou aquela que gostariam de comunicar a outros consumidores.
Ao longo dos anos, a personalidade da marca fez entender como uma marca pode ser vista como "significado" e não apenas como um produto, de modo a se diferenciar dos concorrentes. Quanto mais a marca se comporta como uma pessoa, mais chances terá de encontrar um consumidor em carne e osso.
Categorias da Personalidade da Marca
Como já dissemos, a personalidade da marca deriva das várias personalidades do consumidor e podemos dividi-las em 5 categorias:
- Personalidade extrovertida: Um consumidor que estimula outras pessoas e que tem emoções positivas;
- Personalidade gentil: Um consumidor tendente a ser humano e colaborativo com outras pessoas;
- Personalidade aberta: Um consumidor que ama a aventura, as ideias estranhas, a curiosidade e as experiências;
- Personalidade diligente: Um consumidor que demonstra autodisciplina, organização e confiabilidade;
- Personalidade neurótica: Um consumidor que exterioriza emoções como a raiva, a ansiedade, a vulnerabilidade.
A personalidade da marca oferece aos consumidores algo com que podem se relacionar entre si, e aumentar a popularidade da marca.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.