A pesquisa de marketing, ou seja, pesquisa de mercado, não é nada mais do que uma simples pesquisa de mercado para favorecer a coleta de informações sobre as atualizações das estratégias de marketing e otimizar as decisões a serem tomadas para uma estratégia perfeita.
As pesquisas de mercado podem ser qualificadas como:
A categorização comum:
- As pesquisas qualitativas: onde são coletadas informações que descrevem um assunto, como impressões, opiniões ou pontos de vista.
- As pesquisas quantitativas: onde são coletados os dados estatísticos que as pesquisas geram, com o objetivo, portanto, de quantificar o problema e entender quão relevante é aquela determinada pesquisa.
Com a categorização científica:
- Exploratória: que esclarece a natureza do problema e fornece indicações para evitar que o problema se repita em futuras investigações.
- Descritiva: ocupa-se de descrever a estrutura competitiva de um mercado.
- Causal: experimenta as pesquisas entre várias variáveis para decidir qual é a melhor.
E com a categorização com base no objetivo:
- Investigações das potencialidades de um produto ou serviço.
- Investigações da satisfação do cliente.
- Análise do preço.
- Segmentação da demanda: ou seja, a escolha do cliente que se deseja atender.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Fazer uma pesquisa de mercado é muito importante para acompanhar as tendências do momento e ter sempre uma vantagem competitiva sobre a concorrência.
Na verdade, pode te ajudar a saber os gostos dos consumidores e se o seu produto poderia ser adequado para aquele tipo de mercado ou aquele tipo de clientela.
Para começar a fazer uma pesquisa de mercado, você deve se fazer algumas perguntas e deve se dar algumas respostas, começando com:
- Quem é o seu público-alvo? Identifique quem poderia usar seu produto ou serviço para direcioná-lo diretamente ao seu tipo de cliente.
- Onde posso encontrá-los na web? Identifique onde seus clientes típicos costumam se conectar: Facebook, Google, Instagram.
- Quem os influencia? Identifique o que influencia muito seu cliente, onde leem as notícias relacionadas ao seu setor, a quem eles querem se parecer.
Uma vez que você tenha feito essas perguntas, você precisará saber onde e como terá respostas, poderá tentar com:
- Pesquisas.
- Fazendo grupos para informar sobre o que você está trabalhando e pedir a opinião pública.
- Propor questionários entre os clientes para analisar suas necessidades e atendê-las.
- Realizar entrevistas por telefone.
- Realizar entrevistas online.
Uma vez que você tenha respondido também às perguntas que se fez estará pronto para fazer uma boa pesquisa de mercado.
Caso de estudo:
Pesquisa sobre a demanda do mercado varejista:
Um revendedor regional conduziu pesquisas sobre a demanda do mercado.
O revendedor desejava compreender melhor a percepção do consumidor sobre sua marca, entender o perfil do consumidor e do cliente, identificar as percepções da marca e avaliar a demanda do mercado por móveis.
Então, ele criou duas pesquisas online: uma para os membros da comunidade na área de mercado do revendedor e uma para sua base de clientes.
Cada pesquisa foi segmentada para atingir duas áreas geográficas.
Isso permitiu determinar como os clientes na "posição 1" se comparam com "posição 2”.
Os resultados do estudo foram:
- Diferença na renda das famílias. As tendências da população foram identificadas entre o tipo de público (clientes e membros da comunidade) e a geografia de referência.
- O reconhecimento da marca foi elevado entre os clientes e moderadamente elevado entre os membros da comunidade geral em ambas as áreas geográficas.
- O valor gasto para o total dos móveis e equipamentos para a casa não deve mudar entre 2017 e 2022 em ambas as località geográficas.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.