O que é a pesquisa de mídia

A Pesquisa de Mídia é uma função organizacional que opera dentro dos centros de mídia.

Ela se ocupa de realizar análises críticas e investigações coletivas sobre o público com base em pesquisas sobre os meios de comunicação.

Basicamente, a principal tarefa da pesquisa de mídia è coordenar os projetos de pesquisa da empresa.

Ela realiza investigações com recursos próprios ou as comissiona para outras estruturas, como: institutos de pesquisa, empresas de audiometria.

As pesquisas sobre meios de comunicação são importantes no âmbito da publicidade,à pois são utilizadas tanto para direcionar a programação publicitária quanto para verificar sua eficácia.

A pesquisa de mídia é utilizada para estimar o público dos meios e veículos de comunicação e para a sua segmentação.

Teste de pesquisa de mídia

Para o sucesso de um programa de TV ou de uma campanha publicitária, é importante seguir testes que possam fornecer aos meios uma visão do que o público procura e deseja.

A pesquisa sobre os testes de mídia começa com entrevistas e grupos focais, os espectadores estão mais propensos a avaliar algo positivamente na presença de um pesquisador, ou tentarão concordar com as pessoas ao seu redor.

Além dos testes tradicionais, buscou-se testar os participantes da maneira mais objetiva possível:

  • Rastreamento ocular: ou seja, a capacidade de ver o que as pessoas estão olhando, registra-se e mede-se a atenção visual. São dados de rastreamento onde è possível medir quantas pessoas realmente viram uma  publicidade e o que chamou sua atenção;
  • GSR: ou seja, Resposta Galvânica da Pele, è uma medida da excitação fisiológica detectada pelas mudanças nas glândulas sudoríparas da pele. Permite identificar os momentos de aumento ou diminuição da excitação, para determinar mudanças  na atividade das glândulas sudoríparas. Isso permite coletar e analisar os dados de uma cena se è excitante ou não;
  • Análise da expressão facial: são testes sobre emoções positivas ou negativas ao observar uma cena que dizem respeito às expressões faciais. A análise da expressão facial apresenta o método mais simples e menos invasivo para medir as expressões emocionais;
  • EEG: requer o posicionamento dos eletrodos no couro cabeludo e a gravação da atividade elétrica gerada por milhares de neurônios, esses testes são utilizados também para indicar sentimentos de aproximação ao observar uma determinada cena;
  • Respostas inconscientes: permitem compreender de forma passiva a resposta do público aos meios de comunicação, perguntando aos consumidores de mídia o que pensam dos anúncios publicitários;
  • Previsões sobre os meios: recolher informações com os meios e prever a possibilidade de sucesso futuro de uma campanha publicitária ou de um conteúdo multimídia.

Graças aos vários testes, é possível supor se uma publicidade è eficaz ou não aos olhos dos espectadores.

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