O que é a publicidade contextual

Você já teve a oportunidade de navegar em um site e ver um banner publicitário absolutamente coerente com o que está lendo? Esta é a publicidade contextual.

A publicidade contextual é uma maneira de ganhar dinheiro com suas páginas da web graças a banners publicitários cujo conteúdo é coerente com o da página.

Como inserir a publicidade contextual no seu blog ou no seu site

A plataforma mais utilizada para inserir a publicidade contextual na web é sem dúvida Google AdSense.

Esta ferramenta do Google permite ao proprietário de um site, de um blog ou de um e-commerce, inserir facilmente banners publicitários de diferentes tamanhos em seu site utilizando um código fornecido pelo próprio Big G.

Aqui está o link para começar a usar a plataforma do Google para inserir os anúncios publicitários no seu site.

Como mencionado, este programa de advertisement faz parte da publicidade contextual porque, se configurados corretamente, os banners serão coerentes com o que o leitor vê.

Se o seu blog fala sobre viagens, os banners que você inseriu serão descontos e promoções para pacotes de voos e para locais exóticos!

Quanto se ganha com o programa Google AdSense?

Um pouco como acontece sempre: quanto mais você dá, mais recebe.

Isso significa que os banners funcionam apenas se você tiver muito tráfego no seu site. Na verdade, cada clique paga alguns centavos de euro e, somente se você tiver um fluxo de usuários muito importante, pode ganhar o suficiente com um programa desse tipo.

Existem alternativas ao Google AdSense?

Certo que sim.

Lista das alternativas ao Google AdSense

Existem outros serviços de banners contextuais, aqui estão os mais importantes:

  • Amazon Associates: uma alternativa muito válida ao Google AdSense. Se no seu blog você fala sobre tecnologia, por exemplo, ou faz resenhas de produtos, pode ser o programa certo para você. O banner será relacionado aos produtos do seu setor à venda na Amazon e você dará valor ao seu conteúdo, ajudando o usuário a comprar um produto que certamente lhe interessa.
  • Infolink: uma técnica um pouco mais "opaca", mas válida e permitida. Com esta plataforma de publicidade contextual, você pode inserir links que se confundem com o texto do artigo e que são, de fato, promoções que levam a links externos.
  • PopAds: uma alternativa um pouco mais invasiva, mas decididamente funcional, que faz aparecer a publicidade contextual através de uma janelinha que aparece na página. 

Nós o vimos falando sobre Infolink. Para otimizar os ganhos com os banners publicitários da publicidade contextual, existem técnicas precisas para a criação desses elementos (gráficos e cores atraentes, além da escolha certa das dimensões) e as experimentações sobre suas posições estratégicas na página!

Publicidade contextual: quem promove os banners

Até agora, falamos sobre como inserir em seu site os banners da publicidade contextual, mas devemos mencionar, sem dúvida, quem insere no circuito o banner que será exibido ao leitor: o publisher!

Se você pode colocar seu banner no blog, é mérito do publisher que investe dinheiro toda vez que alguém clica nele (exatamente, você ganha e ele investe).

Aqueles que desejam se promover na web geralmente utilizam campanhas Google ADS (para criar aqueles anúncios que aparecem na pesquisa do Google), mas, no mesmo programa, também existe a possibilidade de criar um tipo diferente de publicidade: as campanhas display.

O resultado desta campanha publicitária será exatamente o banner que você insere na sua página web!

A escolha de fazer uma campanha desse tipo pode ser justificada pelo baixo custo do pay per click (o custo que o publisher investe toda vez que um usuário clica em seu banner) ou por campanhas direcionadas para o aumento da Brand Awareness (a notoriedade da sua marca).

A evolução da publicidade contextual: a publicidade comportamental

No início dos anos 2000, a publicidade contextual estava muito em alta e, de fato, era uma das principais fontes de lucro para os grandes portais.

Agora, a tecnologia permite técnicas ainda mais avançadas e sofisticadas para promover sua empresa on-line!

Estamos falando de patrocínios direcionados (também nas redes sociais) que permitem uma segmentação muito profunda do público ao qual o conteúdo será exibido.

Estas também utilizam a publicidade contextual, mas apenas como ponto de partida.

Como funciona a publicidade comportamental e a utilização da contextual advertisement

Você já deve ter visitado muitos sites de informática porque está tentando comprar um computador.

Nos dias seguintes, você será bombardeado por banners de todos os tipos relacionados a este produto.

Isso acontece não apenas quando você está visitando um site que fala sobre pcs, mas também no seu feed do Facebook, quando procura um restaurante no Google ou quando está utilizando um aplicativo no smartphone.

Em suma, a web sabe o que você procura e aproveita seu desejo latente de comprar um pc.

Como é possível tudo isso? Através dos cookies dos sites web.

Em termos muito simples, os cookies permitem que os proprietários e gestores dos sites web saibam o que o leitor faz e como se comporta, utilizando esses pacotes de dados para promover seus próprios produtos ou sua própria empresa.

Os banners da rede de display do Google (falamos sobre isso antes) também utilizam essas novas tecnologias para mostrar os anúncios à não apenas de forma contextual (como dissemos antes, se você ler um artigo de informática verá um banner relacionado a um produto conectado a essa área), mas para te "seguir" com a publicidade à também em outros sites para "te lembrar" de comprar seu novo computador!

Vantagens e desvantagens da publicidade à contextual

Voltando à clássica publicidade à contextual, podemos dizer que a maior vantagem para quem faz campanhas de display para promover sua empresa, è o custo por clique muito baixo em comparação com uma campanha de pesquisa (Google ADS), enquanto para quem insere esses anúncios em seu site, as vantagens são: a fácil instalação e a personalização profunda do banner.

As desvantagens de uma publicidade à contextual são as baixas comissões por clique e a tecnologia "ultrapassada" pela

publicidade comportamental que, entre outras coisas, usa a rede display como vetor para uma advertisement ainda mais profunda!
Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.