O que é a publicidade corporativa

A publicidade corporativa, ou seja, a publicidade institucional è uma forma de comunicação voltada para promover a imagem da empresa.

Esse tipo de publicidade pode ser usado para construir ou mesmo apenas potencializar a imagem empresarial e para facilitar a busca do público-alvo, ou seja, o seu target de referência.

A finalidade da publicidade corporativa, portanto, è a de criar uma imagem favorável da organização por meio de uma campanha publicitária aos olhos de um ou mais stakeholders (partes interessadas em um projeto de uma empresa).

A empresa confia na comunicação institucional para reforçar as relações com uma série de interlocutores que estão inseridos nos vários setores de uma empresa e que, portanto, influenciam no alcance dos objetivos empresariais.

Os interlocutores podem ser:

  • Acionistas;
  • Entidades institucionais e políticas;
  • Grupos de defesa dos consumidores;
  • Órgãos de informação.

No que diz respeito à web, a comunicação institucional é confiada aos canais de comunicação online do tipo:

  • Sítio web;
  • Blog;
  • Redes sociais.

Diferentemente das clássicas campanhas institucionais, permitem à empresa relacionar-se com o seu target de referência, muito mais rapidamente com sucesso imediato.

Exemplos de publicidade corporativa

IKEA: surpreende como sempre com um de seus spots institucionais.

Neste spot, a Ikea cria uma websérie de quatro temporadas com a protagonista a atriz Illeana Douglas que, de forma romântica, conta sua decisão de passar de atriz a vendedora em um armazém da Ikea.

A série inteira foi filmada em verdadeiros pontos de venda da marca e os programas mostram como realmente é a vida na cozinha de um restaurante profissional ou em uma obra.

Os funcionários da Ikea, na América para as casas dos clientes como uma equipe de decoradores profissionais, para ajudá-los nas escolhas mais difíceis, obviamente filmando tudo e publicando no YouTube como em um documentário.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.