O Publicidade Digital ou Publicidade Online ou simplesmente publicidade online é uma modalidade de divulgação de anúncios publicitários pagos, graças à utilização de canais online.
Esse tipo de
patrocínio é frequentemente utilizado pelas empresas para promover produtos ou serviços online.
Graças à Publicidade Digital, uma empresa ou um marca tem mais possibilidades de ser notada pelos clientes, pois tem a possibilidade de alcançar imediatamente e simultaneamente vários usuários em target, com custos mais contidos e resultados mensuráveis.
Diversos tipos de Publicidade Digital
No âmbito da Publicidade Digital, podem ser encontradas diversas categorias, entre as quais:
Publicidade Display: é um tipo de publicidade que utiliza imagens e texto. Os modelos mais comuns de anúncios display são landing pages,
popup e banners. Esse tipo de anúncios aparece em sites ou blogs, com o objetivo de direcionar a atenção do consumidor para um determinado produto ou serviço;
Email Marketing: é uma estratégia de marketing direto, que utiliza o email para o envio de mensagens comerciais e não, para um usuário, com o objetivo de maximizar e aumentar a eficácia da comunicação entre a empresa e seu público-alvo. Essa técnica deve ser utilizada para fidelizar o cliente ou para a aquisição de novos clientes.
Anúncios em Mídias Sociais: trata-se da realização de anúncios publicitários pagos, através da utilização de plataformas, dentro das redes sociais como
Facebook ou
LinkedIn, os canais mais utilizados pelas empresas para a aquisição de novos clientes.
Marketing de Afiliados: é um canal de promoção que permite à empresa vender seus próprios produtos ou serviços através de terceiros. De fato, outras pessoas, em troca de uma porcentagem, se encarregarão de gerenciar a venda.
Os benefícios da publicidade online em comparação com a tradicional
A publicidade online oferece essencialmente três benefícios em relação à publicidade tradicional:
- Comunicação personalizada: com base na análise das preferências de compra e do comportamento online do usuário;
- Econômica: pois a publicidade é paga apenas nos casos em que o usuário realiza uma determinada ação e não são previstos investimentos fixos;
- Pode ser monitorada: graças à análise dos resultados é possível monitorar uma patrocínio de forma contínua e, se necessário, fazer alterações para aumentar a eficiência da campanha;
- Maior visibilidade: a publicidade online permite alcançar mais rapidamente e de maneira mais eficiente o consumidor alvo.
Em definitiva, ao contrário da tradicional, lenta, cara e pouco eficaz, a publicidade online é menos cara, muito mais eficiente, precisa e mensurável.