O que é a publicidade externa

Como se chama aquela publicidade que você vê quando sai de casa, quando vai ao trabalho ou quando viaja no aeroporto ou na estação de trem?

Toda a publicidade que você encontra fora de casa (não no pc, na tv e nos meios de comunicação tradicionais) é definida como OOH, acrônimo de Out Of Home, ou seja, publicidade externa.

Em termos simples, a clássica cartazística que agora se è, porém, evoluiu para maneiras muito avançadas e ousadas de comunicação eficaz e muito criativa.

Vamos descobrir os tipos de OOH advertisement (falaremos sobre DOOH e SOOH) e também analisaremos grandiosos exemplos de publicidade externa.

Como seria Nova York sem os mega painéis digitais das grandes marcas mundiais?

Sem dúvida, a publicidade externa já faz parte das nossas cidades.

A OOH abrange muitas tipos de publicidade: as afixações em cartazes nas estradas, os grandes displays das marcas planetárias até os rotativos e os mupis.

É verdade que existem muitos termos estranhos. Vamos descobri-los juntos!

As tipologias de OOH

  • Publicidade externa para ônibus e metrôs: Mupi: esta tipologia de publicidade externa é caracterizada pela retroiluminação que permite que o conteúdo do cartaz seja visível também à noite. É utilizado principalmente para as paradas de ônibus e do metrô
  • A sinalização evoluída e funcional, os rotor: define-se rotor a sinalização que se move. Aqueles equipamentos externos que apresentam diferentes tipologias de publicidade. Mesmo painel, mas diferentes publicidades

Novas tipologias de publicidade externa: DOOH e SOOH

A essas tipologias mais clássicas se juntam outras novas e inovadoras.

Estamos falando de um novo acrônimo... sim, outro ainda! O DOOH (Digital Out Of Home).

Este novo tipo de publicidade externa abrange todas aquelas formas de advertisement que aproveitam as novas tecnologias digitais.

São exemplos os grandes displays LED de Nova York que mostram os anúncios das marcas em formatos imensos graças à imponência dos arranha-céus.

Uma forma ainda mais avançada de DOOH é a SOOH (Smart Out Of Home) que está surgindo apenas agora de maneira contundente.

Falamos da utilização de multi-plataformas digitais que se interfaceiam com o usuário graças ao bluetooth, QR code e marketing de proximidade.

São exemplos as publicidades direcionadas que aparecem nos tablets do bike sharing ou iniciativas semelhantes. 

Esses instrumentos, na fase de registro, pedem informações ao usuário que em troca do serviço, receberá também publicidades direcionadas durante a utilização.

Para entender a relevância de uma publicidade tão avançada, aqui está um dado importante.

Em 2017, o DOOH já valia 13 bilhões de dólares e estima-se que em 2025 esse número aumentará para 35 bilhões!

Exemplos de campanhas OOH geniais: McDonald’s e Uber

As novas campanhas de publicidade baseadas em OOH são o resultado de comunicações não convencionais, guerrilha de marketing e marketing ambiental. Falamos amplamente sobre as campanhas de guerrilha de marketing da Netflix!

Um exemplo que nos ajuda a entender as potencialidades do DOOH é uma campanha de publicidade externa do McDonald’s.

O gigante fast food sempre teve uma visão futurista de suas lojas e de sua comunicação. 

Recentemente, apareceu uma publicidade realmente inovadora que utiliza as tecnologias de giroscópio e sensores meteorológicos. Este display especial permite visualizar um conteúdo promocional diferente com base nas condições climáticas.

Cada temperatura tem um Iced Frappé diferente!

Nada a dizer, realmente genial!

Também Uber è pioneira no mundo da publicidade DOOH.

Uma iniciativa em colaboração com MEELOO Advertisement è responder a uma problemática cada vez mais frequente entre os usuários que utilizam serviços de aluguel com motorista.

Carregar smartphones e outros dispositivos que descarregam rapidamente!

O usuário do Uber poderá então carregar seu dispositivo, mas terá que ver a publicidade (que, por sinal, é segmentada com base em seus comportamentos de compra) visível através da tela de LED posicionada atrás do apoio de cabeça do motorista.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.