A publicidade social é uma forma de comunicação e promoção com fins persuasivos.
Esse tipo de publicidade é promovido por organizações sem fins lucrativos para fins de utilidade social e interesse geral.
O objetivo dessa comunicação é exercer uma influência sobre o comportamento do público-alvo, ou seja, o seu próprio target.
Para perseguir seus objetivos, esse tipo de publicidade utiliza meios de comunicação que produzem benefícios e vantagens para toda a coletividade.
Estratégias de publicidade social
Para envolver seu target de referência e aumentar a eficácia da comunicação, são adotadas diversas estratégias voltadas a suscitar no público várias emoções, levando-os a acolher a mensagem veiculada.
A publicidade social promove hábitos e estilos de vida saudáveis e sustentáveis e aproveita as características, as ferramentas e as estratégias para informar ou sensibilizar aopinião pública sobre um assunto.
Além disso, é utilizada para promover o uso de um comportamento ou um estilo de vida ou para incentivar as doações a favor de uma causa específica.
Para ter uma boa estratégia de publicidade social, porém, é importante constatar como as mensagens propostas se chocam com os hábitos de vida e com as opiniões públicas.
O público que não adota um comportamento "saudável" oporá maior resistência ao estímulo de comunicação.
Para tornar as campanhas de publicidade social mais eficazes, recorre-se a estratégias de comunicação chamadas em vários níveis.
Na prática, trata-se de uma comunicação em grupo que pede ajuda a líderes de opinião, testemunhais e influenciadores.
Portanto, a publicidade social tem o objetivo de promover iniciativas de interesse público.
Promoção de publicidade social
Definindo que este tipo de comunicação é persuasiva, mas não comercial, pode ser promovida por diferentes entidades, incluindo:
- Administração pública: Estado, Regiões, Províncias e Municípios;
- Organizações sem fins lucrativos;
- Empresas públicas ou privadas.
Os principais instrumentos usados para a promoção são: o slogan, as fotografias, e outros instrumentos publicitários que são usados com o objetivo de incentivar a mudança social.
Na verdade, tem como objetivo não apenas vender os produtos ou serviços oferecidos, mas também fazer com que a população adote uma determinada "educação" na compra.
Linguagem da publicidade social
A publicidade social foca na comunicação emocional dos consumidores.
De fato, a linguagem deve ser condizente com a estratégia adotada.
Portanto, é importante usar uma linguagem eficaz para cada estratégia de publicidade social:
- Linguagem comovente/dramática: tem o objetivo de estabelecer uma relação emocional com o espectador, apresenta a dramaticidade da situação graças a imagens e palavras de forte carga empática;
- Linguagem acusatória: tem como objetivo chamar a atenção de quem tem o dever de tomar providências e denuncia um problema ou acusa os responsáveis pelo “drama”;
- Linguagem chocante: tem como objetivo levar a uma reflexão construtiva sobre as consequências de determinadas escolhas;
- Linguagem irônica: induz uma tomada de consciência, apostando em tons irônicos e leves;
- Linguagem didática: estimula uma reflexão brincando com a responsabilidade individual.
Cada linguagem é uma escolha de estratégia de comunicação voltada a suscitar emoções específicas no público.
Exemplos de publicidade social
A conservação da água começa em casa
Colgate te incentiva a fechar a torneira enquanto escova os dentes para economizar mais de 11.000 litros de água por ano.
Seu slogan é: "Assuma o compromisso, espalhe a mensagem e faça com que cada gota de água conte".
No caso da publicidade da Colgate, as dicas fornecidas têm a ver com os serviços ou produtos vendidos pela empresa e explica aos consumidores como reduzir o consumo de água, simplesmente fechando a torneira enquanto escovam os dentes.
Álcool e Droga. 1 BlackRussian
Exemplo de publicidade social veiculada na MTV.
Para atingir o público-alvo, recorreu a tons muito explícitos.
Este spot è foi filmado para desincentivar o consumo de álcool brincando com o duplo significado de “black russian“, ou seja, o nome de uma bebida alcoólica e expressão que em inglês significa “pessoa russa de cor negra“.
A publicidade expõe um jovem que vai a um banheiro com vários indivíduos de cor que usam chapéus estilo russo, daí aparece na tela a frase: «Este è o único jeito de você fazer todos os Black Russians que quiser».
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.