O que é a publicidade social

A publicidade social é uma forma de comunicação e promoção com fins persuasivos.

Esse tipo de publicidade é promovido por organizações sem fins lucrativos para fins de utilidade social e interesse geral.

O objetivo dessa comunicação é exercer uma influência sobre o comportamento do público-alvo, ou seja, o seu próprio target.

Para perseguir seus objetivos, esse tipo de publicidade utiliza meios de comunicação que produzem benefícios e vantagens para toda a coletividade.

Estratégias de publicidade social

Para envolver seu target de referência e aumentar a eficácia da comunicação, são adotadas diversas estratégias voltadas a suscitar no público várias emoções, levando-os a acolher a mensagem veiculada.

A publicidade social promove hábitos e estilos de vida saudáveis e sustentáveis e aproveita as características, as ferramentas e as estratégias para informar ou sensibilizar aopinião pública sobre um assunto.

Além disso, é utilizada para promover o uso de um comportamento ou um estilo de vida ou para incentivar as doações a favor de uma causa específica.

Para ter uma boa estratégia de publicidade social, porém, é importante constatar como as mensagens propostas se chocam com os hábitos de vida e com as opiniões públicas.

O público que não adota um comportamento "saudável" oporá maior resistência ao estímulo de comunicação.

Para tornar as campanhas de publicidade social mais eficazes, recorre-se a estratégias de comunicação chamadas em vários níveis.

Na prática, trata-se de uma comunicação em grupo que pede ajuda a líderes de opinião, testemunhais e influenciadores.

Portanto, a publicidade social tem o objetivo de promover iniciativas de interesse público.

Promoção de publicidade social

Definindo que este tipo de comunicação é persuasiva, mas não comercial, pode ser promovida por diferentes entidades, incluindo:

  • Administração pública: Estado, Regiões, Províncias e Municípios;
  • Organizações sem fins lucrativos;
  • Empresas públicas ou privadas.

Os principais instrumentos usados para a promoção são: o slogan, as fotografias, e outros instrumentos publicitários que são usados com o objetivo de incentivar a mudança social.

Na verdade, tem como objetivo não apenas vender os produtos ou serviços oferecidos, mas também fazer com que a população adote uma determinada "educação" na compra.

Linguagem da publicidade social

A publicidade social foca na comunicação emocional dos consumidores.

De fato, a linguagem deve ser condizente com a estratégia adotada.

Portanto, é importante usar uma linguagem eficaz para cada estratégia de publicidade social:

  • Linguagem comovente/dramática: tem o objetivo de estabelecer uma relação emocional com o espectador, apresenta a dramaticidade da situação graças a imagens e palavras de forte carga empática;
  • Linguagem acusatória: tem como objetivo chamar a atenção de quem tem o dever de tomar providências e denuncia um problema ou acusa os responsáveis pelo “drama”;
  • Linguagem chocante: tem como objetivo levar a uma reflexão construtiva sobre as consequências de determinadas escolhas;
  • Linguagem irônica: induz uma tomada de consciência, apostando em tons irônicos e leves;
  • Linguagem didática: estimula uma reflexão brincando com a responsabilidade individual.

Cada linguagem é uma escolha de estratégia de comunicação voltada a suscitar emoções específicas no público.

Exemplos de publicidade social

A conservação da água começa em casa

Colgate te incentiva a fechar a torneira enquanto escova os dentes para economizar mais de 11.000 litros de água por ano.

Seu slogan é: "Assuma o compromisso, espalhe a mensagem e faça com que cada gota de água conte".

No caso da publicidade da Colgate, as dicas fornecidas têm a ver com os serviços ou produtos vendidos pela empresa e explica aos consumidores como reduzir o consumo de água, simplesmente fechando a torneira enquanto escovam os dentes.

Álcool e Droga. 1 BlackRussian

Exemplo de publicidade social veiculada na MTV.

Para atingir o público-alvo, recorreu a tons muito explícitos.

Este spot è foi filmado para desincentivar o consumo de álcool brincando com o duplo significado de “black russian“, ou seja, o nome de uma bebida alcoólica e expressão que em inglês significa “pessoa russa de cor negra“.

A publicidade expõe um jovem que vai a um banheiro com vários indivíduos de cor que usam chapéus estilo russo, daí aparece na tela a frase: «Este è o único jeito de você fazer todos os Black Russians que quiser».

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.