A reputação da marca (em italiano reputazione di marca) não é nada mais do que a percepção que os usuários têm da marca.
A reputação da marca abrange muitos elementos em seu interior.
Diferença entre reputação da marca e reconhecimento de marca
A reputação da marca insere em seu interior muitos elementos heterogêneos do marketing.
Fazem parte da reputação da marca:
- a identidade da marca ou brand identity
- a imagem da empresa (a brand image compreensiva também do logo empresarial e dos valores que carrega consigo)
- a notoriedade da marca (ou brand awareness)
- o posicionamento no mercado
Portanto, a grande diferança entre reputação da marca e reconhecimento de marca está no fato de que a primeira inclui também a segunda que, de fato, è um único aspecto da reputação da marca.
Voltando ao nosso conceito básico, a reputação da marca é medida com base na coerência com que a marca consegue se contar e coincidir com as expectativas dos usuários.
A reputação da marca, geralmente, não varia muito ao longo do tempo, mas é fácil diminuir a reputação da marca se forem realizadas campanhas arriscadas que podem minar, mesmo para sempre, a credibilidade empresarial aos olhos dos usuários.
A apreciação e o conhecimento (online e offline) da marca levam a um aumento de sua própria reputação.
O que é a web reputation
Recentemente, o grande desafio das marcas mais importantes é, sem dúvida, o fortalecimento de sua própria reputação online (a web reputation).
Por web reputation entendo posicionar-se no topo em termos de credibilidade e coerência com os valores empresariais também na web e, portanto, aumentar a própria reputação da marca que muitas vezes, nem sempre, significa produzir conteúdos virais.
Estas atividades de promoção on-line, como os conteúdos das redes sociais por exemplo, tendem a aumentar o valor da marca e a sua reputação na web.
Como aumentar a sua reputação de marca on e off line
Qualidade e coerência antes de tudo!
Para aumentar a sua reputação de marca é fundamental transmitir os seus valores empresariais com coerência e transparência.
Autenticidade e proximidade com o usuário (nas redes sociais isso é feito através de vídeos e fotos do dia a dia empresarial por exemplo) levam a entender e conseguir interceptar as necessidades e desejos dos usuários.
Será importante também manter sob controle tudo o que se diz sobre a própria marca, on e off-line, assim para ajustar o rumo e monitorar a sua reputação de marca.
Tudo isso leva a um aumento da visibilidade da marca e a um aumento da confiança que os usuários terão na própria marca!
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