O que é a Responsabilidade Social Corporativa

A Responsabilidade Social Corporativa, ou mais simplesmente Responsabilidade Social da Empresa, pode ser definida como uma forma de responsabilidade voluntária. 

A Responsabilidade Social Corporativa é assumida em relação aos seus stakeholders, ou seja, os principais interlocutores sociais, como seus funcionários, clientes, fornecedores e, no caso de empresas listadas na bolsa, os acionistas. Em poucas palavras, a comunidade dentro da qual a empresa trabalha e com a qual interage.

A definição de Responsabilidade Social Corporativa provém do jargão econômico/financeiro, e diz respeito às implicações de natureza ética que influenciam a visão estratégica da empresa que derivam do gerenciar com eficácia os problemas de impacto social e ético que podem surgir dentro delas ou nos ambientes nos quais operam.

Por que é importante a Responsabilidade Social Corporativa?

O conceito de Responsabilidade Social Corporativa tem raízes longínquas no tempo. Já em 1928, com a instituição do primeiro exemplo de “microcrédito”, encontrou sua realização nos Estados Unidos com a criação do fundo de investimento ético Pioneer fund de Boston.

No decorrer do século XX, cada vez mais os empresários se questionaram sobre qual seria a melhor maneira de “fazer negócios”, qual seria o modo mais sustentável, quais seriam os pontos-chave de uma correta e válida Responsabilidade Social Corporativa:

  • Criando valor compartilhado, através do comércio justo;
  • Ética: sem ela não é possível fazer negócios;
  • Compromisso social, por meio de atividades de caridade e voluntariado nas comunidades;
  • Aprimoramento das condições de trabalho dos seus funcionários;
  • Salvaguarda do ambiente e da saúde;
  • Economia de energia;
  • Corretude da informação, publicitária e empresarial.

Benefícios da Responsabilidade Social Corporativa

A valorização da Responsabilidade Social Corporativa faz com que o cliente final se reconheça nos valores empresariais, que são semelhantes aos seus, e compre assim não apenas um produto, mas uma completa filosofia empresarial: não se tende portanto mais a vender um simples objeto ou serviço, mas através da Responsabilidade Social Corporativa a empresa cria uma comunidade de clientes fiéis e leais, que adquirirão os produtos e serviços ao longo do tempo.

Segundo uma pesquisa publicada pelo Fórum Econômico Mundial, 9 cidadãos europeus em 10 desejam viver em um mundo mais sustentável e justo.

Como se pode conectar este dado aos benefícios que a Responsabilidade Social Corporativa traz para a empresa?

É uma mensagem clara por parte dos consumidores, os gerentes das grandes multinacionais não poderão deixar de levar isso em consideração para dar nova vitalidade ao negócio.

Exemplos de correta Responsabilidade Social Corporativa

Como se pode interpretar corretamente a Responsabilidade Social Corporativa na sua empresa? Vamos ver como se comportaram os principais players a nível mundial.

Google, multinacional americana líder de mercado, adotou uma virada verde e decidiu fazer escolhas voltadas à preservação do meio ambiente com seu programa Google Green.

  • Renovou os data centers para consumir 50% menos energia;
  • Destinou um bilhão de dólares a projetos de energia renovável, utilizando-a onde possível em suas instalações;
  • Promoveu a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos entre seus funcionários.

Tudo isso trouxe visibilidade positiva à empresa e melhorou sua Brand Awareness, além de fazer o Google economizar quantias consideráveis, que pôde reinvestir em outros setores.

A sua empresa, como pode exemplificar com esta história de caso?

Por exemplo, promovendo a coleta seletiva entre os funcionários, fornecendo canecas reutilizáveis personalizáveis para o intervalo do café, instalando lâmpadas de baixo consumo energético, regulando de maneira inteligente os sistemas de aquecimento e ar condicionado na sede.

Lego, amado brand de construções, colabora há anos com a Unicef, para promover os benefícios do jogo no crescimento das crianças.

A Microsoft, em 2018, doou 1,4 bilhões de dólares em software e serviços para organizações sem fins lucrativos em todo o mundo, além de oferecer cursos de informática para 12 milhões de jovens em 54 países. Estes são apenas alguns pontos de partida para se inspirar na introdução de uma ética de Responsabilidade Social Corporativa em sua empresa.

Em conclusão, nos antigos modelos de negócios, o único objetivo da empresa era a maximização dos lucros. Com a Responsabilidade Social Corporativa, a busca pelo lucro deve andar lado a lado com o papel que a empresa desempenha na comunidade em que opera. Não apenas dinheiro vil, mas ética, adição de valor e busca pelo bem comum.

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