A retenção é a fidelização do cliente (mas não só). Fala-se, portanto, sobre como manter um relacionamento com os próprios compradores e também com os próprios funcionários.
A retenção é o termo em inglês que significa "manutenção". Este conceito abrange dentro de sé vários aspectos:
- Customer retention: é a fidelização do cliente, processo fundamental para aumentar as vendas e a brand awareness de uma empresa. Para fidelizar o cliente existem estratégias de marketing específicas como o e-mail marketing e as ofertas dedicadas mais pessoais possíveis, mas continua sendo uma variável muito difícil de definir uma vez que, por sua natureza, o cliente è volúvel e muda frequentemente de ideia sobre suas compras;
- Retenção de funcionários: è a fidelização dos empregados, aspecto igualmente fundamental para a prosperidade empresarial. Também este è um processo delicado e complexo, mas se configurado corretamente com uma remuneração coerente com o trabalho, feriados reconhecidos e benefícios generosos, além da criação de um clima mais sereno possível, beneficiará toda a "linha de montagem" da empresa.
Diferença entre retenção e lealdade
São duas nuances que, no entanto, diferem do ponto de vista. A lealdade à marca è basicamente a propensão de um cliente a escolher uma marca como "habitual", a retenção è a estratégia que leva à escolha do cliente que se sente satisfeito.
Vantagens da retenção
- Custos mais baixos em relação à aquisição de novos clientes.
- Aumento substancial das vendas com clientes-alvo.
- Possível efeito boca a boca com consequente aumento da notoriedade da marca e reputação da marca.
- Possibilidade de estabelecer estratégias de cross-selling e up-selling graças à confiança que o cliente fidelizado tem na marca.
O objetivo da retenção é limitar ao mínimo os abandonos por parte dos clientes e dos funcionários e, assim, fortalecer a reputação da marca da empresa.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.