O termo retention indica uma ação de manutenção que, no âmbito do marketing, pode significar "a conservação de um cliente", de modo a mantê-los próximos à marca e lembrá-los dela nas compras futuras.
As estratégias de retention se dividem em dois aspectos: fidelização e conservação do cliente.
Diferentemente da customer retention, que aplica técnicas para estimular os clientes a experimentar novos produtos ou a repetir uma compra e, portanto, estabelecer relacionamentos com eles, a Employee Retention é uma estratégia de marketing que permite atrair e conservar os funcionários na própria empresa.
Estratégias de Employee retention
A Employee Retention permite à empresa ter a capacidade de implementar estratégias de marketing para atrair talentos e mantê-los por longo tempo.
O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é ter uma equipe de trabalho composta por funcionários competentes, motivados e satisfeitos.
Implementar uma estratégia de Retenção de Funcionários é muito importante para o sucesso da empresa, as principais estratégias utilizadas são:
- Fazer uma seleção do pessoal: portanto, contratar funcionários qualificados que cumpram os objetivos e valores que a empresa estabelece;
- Ouvir os funcionários: a comunicação com os próprios funcionários é muito importante para compartilhar e implementar novas ideias, insights de negócios e, portanto, pode trazer insights positivos;
- Oferecer formação: incentivar a formação dos funcionários aumenta a satisfação das pessoas e favorece resultados cada vez melhores;
- Oferecer compensações apropriadas: o salário de cada funcionário deve ser adequado ao nível de competência e experiência que um funcionário alcança;
- Reconhecer as metas alcançadas: ser grato aos funcionários pelas metas alcançadas e conceder prêmios para incentivá-los a manter alta a qualidade do trabalho e a produtividade;
- Fornecer um local de trabalho confortável: é importante considerar o conforto do local de trabalho para usufruir de um ambiente agradável e funcional.
É necessário lembrar que os funcionários não são robôs, mas são pessoas que se preocupam com onde trabalham, como trabalham e com quem trabalham.
Tornar agradável trabalhar com sua empresa levará ao desempenho ideal dos seus funcionários.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.