O que é a retenção de funcionários

O termo retention indica uma ação de manutenção que, no âmbito do marketing, pode significar "a conservação de um cliente", de modo a mantê-los próximos à marca e lembrá-los dela nas compras futuras.

As estratégias de retention se dividem em dois aspectos: fidelização e conservação do cliente.

Diferentemente da customer retention, que aplica técnicas para estimular os clientes a experimentar novos produtos ou a repetir uma compra e, portanto, estabelecer relacionamentos com eles, a Employee Retention é uma estratégia de marketing que permite atrair e conservar os funcionários na própria empresa. 

Estratégias de Employee retention

A Employee Retention permite à empresa ter a capacidade de implementar estratégias de marketing para atrair talentos e mantê-los por longo tempo.

O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é ter uma equipe de trabalho composta por funcionários competentes, motivados e satisfeitos.

Implementar uma estratégia de Retenção de Funcionários é muito importante para o sucesso da empresa, as principais estratégias utilizadas são:

  • Fazer uma seleção do pessoal: portanto, contratar funcionários qualificados que cumpram os objetivos e valores que a empresa estabelece;
  • Ouvir os funcionários: a comunicação com os próprios funcionários é muito importante para compartilhar e implementar novas ideias, insights de negócios e, portanto, pode trazer insights positivos;
  • Oferecer formação: incentivar a formação dos funcionários aumenta a satisfação das pessoas e favorece resultados cada vez melhores;
  • Oferecer compensações apropriadas: o salário de cada funcionário deve ser adequado ao nível de competência e experiência que um funcionário alcança;
  • Reconhecer as metas alcançadas: ser grato aos funcionários pelas metas alcançadas e conceder prêmios para incentivá-los a manter alta a qualidade do trabalho e a produtividade;
  • Fornecer um local de trabalho confortável: é importante considerar o conforto do local de trabalho para usufruir de um ambiente agradável e funcional.

É necessário lembrar que os funcionários não são robôs, mas são pessoas que se preocupam com onde trabalham, como trabalham e com quem trabalham.

Tornar agradável trabalhar com sua empresa levará ao desempenho ideal dos seus funcionários.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.