A SERP é o resultado que se obtém digitando uma palavra-chave no Google ou em outros motores de busca.
SERP é um acrônimo para Search Engine Result Page e, como sugere a tradução, consiste na lista dos sites que aparecem uma vez que o usuário insere uma palavra-chave na busca do motor de busca.
Um exemplo de palavra-chave pode ser: "melhores hotéis em Roma" (esta é uma palavra-chave mesmo que contenha várias).
Os resultados que aparecem nesta busca compõe a SERP.
Tipos de resultados da SERP
A SERP é composta principalmente por links que levam aos vários sites, mas esses links se distinguem em dois grandes grupos:
- SERP paga: são os anúncios publicitários que aparecem no topo ( CPC) e que são inseridos uma vez que há um anunciante investindo dinheiro para permanecer presente;
- SERP orgânica: é a principal onde todos querem aparecer. Destaca os sites mais coerentes com a palavra-chave buscada e a otimização da posição desses links é obtida através do SEO.
Como é estruturada a SERP
Os elementos que dividem a lista de sites são definidos snippet.
Na informática, snippet é uma espécie de prévia. No nosso caso específico, falamos das prévias dos sites a serem visitados.
O snippet é composto por um título (Title), uma descrição (meta description) e um link.
No entanto, existem também os rich snippets, ou seja, aqueles resultados que apresentam novos elementos como receitas, o autor do post e as avaliações.
Também visualizar uma estrutura mais ampla do link clássico é contabilizável entre os rich snippets (uma espécie de hierarquia de conteúdos na pré-visualização da serp daquele resultado).
Existem muitos tipos de snippet, incluindo:
- A Google knowledge graph: é o melhor resultado orgânico para aquela definição específica. Em posts como este, por exemplo, todos buscam entrar na Knowledge graph (posts com a consulta Know);
- Google My Business: também os cartões das atividades comerciais estão incluídos nos snippets;
Além desses elementos, a SERP se completa com os resultados correlacionados presentes na parte inferior dos resultados antes da numeração (ou da aba para continuar navegando no responsivo).
Nem todos sabem que a SERP è de base personalizada.
Nos últimos anos, de fato, os resultados de pesquisa que você obtém no Google (não anônimo) são personalizados com base em seus interesses e na sua geolocalização.
Portanto, nem todos têm os mesmos resultados para uma mesma palavra-chave.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.