A SERP é o resultado que se obtém digitando uma palavra-chave no Google ou em outros motores de busca.

SERP é um acrônimo para Search Engine Result Page e, como sugere a tradução, consiste na lista dos sites que aparecem uma vez que o usuário insere uma palavra-chave na busca do motor de busca.

Um exemplo de palavra-chave pode ser: "melhores hotéis em Roma" (esta é uma palavra-chave mesmo que contenha várias).

Os resultados que aparecem nesta busca compõe a SERP.

Tipos de resultados da SERP

A SERP é composta principalmente por links que levam aos vários sites, mas esses links se distinguem em dois grandes grupos:

  • SERP paga: são os anúncios publicitários que aparecem no topo ( CPC) e que são inseridos uma vez que há um anunciante investindo dinheiro para permanecer presente;
  • SERP orgânica: é a principal onde todos querem aparecer. Destaca os sites mais coerentes com a palavra-chave buscada e a otimização da posição desses links é obtida através do SEO.

Como é estruturada a SERP

Os elementos que dividem a lista de sites são definidos snippet.

Na informática, snippet é uma espécie de prévia. No nosso caso específico, falamos das prévias dos sites a serem visitados.

O snippet é composto por um título (Title), uma descrição (meta description) e um link.

No entanto, existem também os rich snippets, ou seja, aqueles resultados que apresentam novos elementos como receitas, o autor do post e as avaliações.

Também visualizar uma estrutura mais ampla do link clássico é contabilizável entre os rich snippets (uma espécie de hierarquia de conteúdos na pré-visualização da serp daquele resultado).

Existem muitos tipos de snippet, incluindo:

  • A Google knowledge graph: é o melhor resultado orgânico para aquela definição específica. Em posts como este, por exemplo, todos buscam entrar na Knowledge graph (posts com a consulta Know);
  • Google My Business: também os cartões das atividades comerciais estão incluídos nos snippets;

    Além desses elementos, a SERP se completa com os resultados correlacionados presentes na parte inferior dos resultados antes da numeração (ou da aba para continuar navegando no responsivo).

Nem todos sabem que a SERP è de base personalizada.

Nos últimos anos, de fato, os resultados de pesquisa que você obtém no Google (não anônimo) são personalizados com base em seus interesses e na sua geolocalização.

Portanto, nem todos têm os mesmos resultados para uma mesma palavra-chave.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.