O que é a supply side platform

A Supply Side Platform, também chamada de SSP é uma plataforma tecnológica.

Permite que as concessionárias publicitárias e os editores vendam seu espaço publicitário em tempo real, também chamado de ad inventory.

Além disso, permite gerenciar o inventário publicitário e preenchê-lo com anúncios otimizando a venda de seu espaço multimídia online.

Diferente das redes publicitárias que se dirigem diretamente aos Anunciantes, as SSP fornecem serviços aos editores, ou seja: sítios Web ou App.

Como Funciona a SSP

Para facilitar a compra e venda de espaços publicitários, è foi inserida esta plataforma.

As SSPs funcionam com um modelo de “waterfall” ou cascata.

Na prática, a plataforma controla todas as ofertas, até encontrar a melhor.

A SSP è uma plataforma multifuncional que é utilizada:

  • Com um aplicativo móvel que tem um espaço publicitário e que è disputado por mais de um anunciante;
  • Se a SSP consegue se conectar com o app, este comunica com o ad exchange (plataforma que facilita a compra e venda em tempo real de inventários de redes publicitárias) que por sua vez informa que o espaço è disponível a um certo preço;
  • Depois disso, o ad exchange envia uma mensagem para os vários processadores de sinais digitais (DSP).

    Este processo dura apenas alguns segundos, permitindo ao editor monetizar de forma eficaz seu espaço publicitário.

    Componentes de uma SSP

    A plataforma SSP possui diversas funcionalidades e diferentes componentes, ou seja:

    • Backend e infraestrutura : processos que aumentam a capacidade de venda de espaço publicitário;
    • Integrações : as SSP podem se integrar com outras plataformas para facilitar tanto a venda do espaço publicitário quanto a maximização dos lucros;
    • Ad Exchange : implica na funcionalidade de troca de anúncios, permitindo que os publishers cheguem diretamente aos anunciantes sem precisar se conectar com anúncios externos;
    • Tracker : coletam dados sobre o site e sobre o target;
    • Banco de Dados: recebe os dados do rastreador e oferece aos editores uma maior transparência sobre o desempenho da campanha.

    As plataformas tecnológicas estão se espalhando muito rapidamente no mundo da publicidade, pois permitem otimizar o processo de compra e venda tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.

    SSPs mais famosas

    Existem vários vendedores dessas plataformas, os mais importantes são:

    • Google;
    • OpenX;
    • PubMatic;
    • Rubicon Project;
    • SpotX;
    • Xandr.

    Antes da invenção dessa plataforma, os anunciantes compravam manualmente impressões de anúncios usando a interação humana, quando então, os espaços publicitários se tornaram muitos, tornando difícil controlá-los e estudá-los um a um.

    Portanto, a supply side platform è uma verdadeira revelação.

      Compartilhe este artigo nas redes sociais:
      Quer começar a trabalhar com a web?

      Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

      Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

      Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

      Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.