A venda pessoal é o pessoal de vendas, e é composta por dois atores principais: vendedor e cliente.
É uma forma de comunicação onde o vendedor informa o consumidor sobre um produto ou serviço e o convence a comprá-lo, consequentemente o consumidor se torna um potencial cliente.
A venda pessoal é definida como uma das alavancas de marketing, é um elemento muito importante no que diz respeito ao mix promocional quando o produto requer serviços adicionais, demonstrações e assistência pós-venda.
Quando se baseia no contato direto entre vendedor e potencial cliente, a venda pessoal propõe muitas vantagens porque permite ao vendedor satisfazer qualquer necessidade dos clientes.
As funções da venda pessoal
A venda pessoal tem duas funções fundamentais.
A venda conecta a empresa e o cliente: os vendedores são aqueles mais próximos do cliente e são encarregados de fornecer também informações e serviços pós-venda, permitindo ao vendedor avaliar as vantagens e desvantagens dos produtos da empresa. O trabalho deles desenvolve e mantém um marketing mix melhor tanto para os clientes quanto para a empresa.
Promoção de vendas: o objetivo do vendedor é satisfazer e fidelizar o cliente através das promoções, adotando diferentes técnicas e estratégias.
- Técnicas hard selling: o vendedor exerce uma forte pressão persuasiva sobre o potencial cliente para induzi-lo à compra
- Técnicas soft selling: o vendedor ouve as necessidades do cliente e o ajuda com conselhos, oferecendo também uma solução adequada
-
A venda pessoal é um elemento muito importante para a empresa porque representa o vínculo entre a empresa e o cliente e é uma das alavancas que a empresa pode empregar na promoção de suas atividades e produtos.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.