A visão empresarial é um elemento de marketing que tende a definir os objetivos e os valores futuros da marca ao longo do tempo.
A visão expressa o que a empresa poderá fazer em um determinado período de tempo e quais valores poderá trazer consigo, também guiada pela visão do líder ou CEO de referência.
Frequentemente, a visão se sintetiza também em uma única frase.
Fala-se de visão principalmente nas fases de gestão estratégica empresarial.
Características da visão
A visão leva à definição de:
- Objetivos de médio e longo prazo da empresa.
- Período em que o objetivo estabelecido deve ser concluído.
- Os valores empresariais fundamentais.
Diferenças entre missão e visão
Já falamos sobre a missão empresarial.
A diferença substancial está no fato de que a missão descreve como esses objetivos devem ser gerenciados e quais ferramentas utilizar para alcançá-los, usadas também de maneira contínua e diária.
Na prática, se a visão é algo mais abstrato, a missão é mais concreta e utiliza ferramentas mais práticas para realizar o objetivo.
Exemplos de visão empresarial
A visão é um propósito abstrato mas essas citações nos fazem entender, portanto, como isso é fundamental para estruturar uma empresa.
- IKEA: a visão da IKEA está toda nesta frase: Criar uma vida cotidiana melhor para a maioria das pessoas". Cada ação, cada produto e cada comunicação se baseiam neste princípio.
- Google: "Organizar as informações de todo o mundo e torná-las acessíveis e úteis". A visão do Google está nesta frase. Também neste caso, o ecossistema empresarial se baseia tudo na fruição das informações em nível global.
- Amazon: "Buscamos oferecer aos nossos clientes o preço mais baixo, a melhor seleção e a máxima conveniência possíveis". A visão da Amazon é como os outros exemplos, uma perfeita síntese do que é o gigante do e-commerce.
- Framework360: "Oferecer uma ferramenta única e completa para quem trabalha com a web e com marketing".
Embora apenas teórica, a visão é um elemento fundamental sobre o qual se baseiam negócios milionários em todo o mundo. Os exemplos listados acima dizem realmente tudo.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.