A web 2.0 é a primeira evolução da web que surgiu por volta de 2005, quando começaram a proliferar blogs, fóruns e sites que permitiam aos usuários interagir com o próprio site.
Especificamente, já em 1999 Dancy Di Nucci, famoso web designer da época, cunhou este termo para definir uma nova lógica da web que não vê o usuário passivo apenas visualizando o conteúdo da página web, como acontecia antes, mas sim interagindo, comentando e criando conteúdos.
É o advento dos fóruns e dos precursores das modernas redes sociais.
Com o termo web 2.0 define-se também a lógica web que prevê a utilização de novas linguagens de programação como o php, de aplicativos que permitem o acesso ao site e a gestão de seus conteúdos: os CMS.
Diferenças entre web 1.0, 2.0 e o advento do web 3.0
O web 1.0 é o precursor das páginas web. Muitas gifs, muitos conteúdos redundantes, mas nenhuma possibilidade de interagir com eles.
A única ação que o usuário podia realizar era consultar a própria página.
O web 2.0 enfatiza tags, comentários e, obviamente, mídias sociais.
Uma lufada de possibilidades dada, como mencionado, pelo advento de sistemas que permitem aos usuários gerar conteúdo, de linguagens de programação avançadas e dinâmicas que preveem a inserção de novos elementos dentro da própria página.
As palavras-chave do web 2.0 são: interação, compartilhamento e participação!
Agora estamos no momento histórico em que até mesmo o web 2.0 está saturando o mercado e já estamos na revolução do web 3.0.
Anúncios hiper segmentados, dados inseridos em um banco de dados global, inteligências artificiais e algoritmos semânticos (este é também o caso do Google).
A web 2.0 revolucionou a história da web e deu início à possibilidade de ganhar com os próprios conteúdos dos sites!
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.