O copywriting marketing, ou simplesmente copywriting, é a comunicação textual para a publicidade.
Parece banal, mas é assim: este aspecto do marketing se concentra na escrita de textos que em cada área mudam por tipologia de termos, por léxico e tom de voz e também por formatação.
Escrever textos para a web e, em geral, criar uma comunicação empresarial eficaz através dos textos, é uma arte tudo menos simples! Aqui está como se faz uma estratégia de copywriting marketing.
Quais são os âmbitos de escrita do copywriting?
As tipologias e os âmbitos de utilização dessas técnicas de escrita são muitas e se dividem principalmente em duas grandes famílias:
Copywriting para a web, dos quais fazem parte:
- textos dos banners publicitários
- textos para campanhas patrocinadas para as redes sociais e posts orgânicos
- textos para sites web e commerce e landing pages
- newsletter
Copywriting para impressão, entre os muitos formatos encontramos:
- broschuras
- material gráfico
- flyers e todos os outros formatos para impressão
- embalagens
Agora que sabemos onde atua o copywriting, vamos descobrir quem escreve os textos para as empresas:
A figura profissional que escreve textos para comunicar os valores da empresa e descrever os produtos e serviços das empresas é chamada de copywriter.
Vamos agora nos aprofundar.
Quais são as principais técnicas de copywriting e para que servem?
O copywriting básico serve para promover as empresas (na web ou em formatos impressos). Um bom copywriter consegue comunicar as vantagens do produto da empresa e seus próprios valores.
Isto é feito de forma clara, simples e imediata!
Um pouco como o visual marketer com imagens, o copywriter deve ser bom em comunicar a empresa através dos textos!
Os objetivos do copywriter são: capturar a atenção e provocar emoções!
Copywriting persuasivo
Para vender um produto ou serviço através de um site web ou através das redes sociais (na web) mas também em formatos impressos, o copywriter deve ser persuasivo.
Aqui estão algumas das técnicas mais importantes de copywriting persuasivo.
Enquanto vocês leem este texto, já estão experimentando muitas das técnicas que estou prestes a explicar (esperamos, significa que estou fazendo um bom trabalho!!!)
- Repetição do título: se vocês repararem, muitas vezes repito o conceito expresso no título: por quê? simples porque uma das técnicas mais simples mas mais eficazes do copywriting é justamente a de repetir o conceito principal talvez através do uso de sinônimos para evitar repetições forçadas (essa técnica também ajuda na indexação caso esteja propondo um texto para a web).
- Apresentar o problema, encontrar a solução: o bom copywriter se esforça para que em poucas linhas o problema ou a pergunta encontre uma solução dando valor ao produto ou serviço que resolve, exatamente, o problema.
- Dar forma ao texto: a formatação é importante! Escrever para a web mas não só, significa criar períodos curtos, pontuados por muitos pontos, usar títulos e negritos que quebram o fluxo de um texto chato e plano, e frases em maiúsculas, inseridas em posições estratégicas do texto.
Na web mas também nos formatos para impressão, è fundamental que o texto leve a uma call to action.
Depois de expor as vantagens e os valores da empresa, è o momento de converter (alcançar o objetivo que se estabeleceu). Pode ser receber uma ligação, um clique no site, comprar um produto no supermercado, enfim è necessária uma frase que incite o usuário à ação.
No nosso caso, aqui você pode curtir nossa página do Facebook, por exemplo!
- Criar storytelling: não apenas descrições entediantes, mas também histórias, para criar empatia com o cliente. Cada vez mais o usuário quer uma narrativa. Somente depois de ler uma história sobre sua empresa, ele estará pronto para investir em você!
IMPORTANTE: onde possível, insira depoimentos e avaliações de seus clientes para aumentar sua relevância social e a relevância da marca.
Palavra-chave: qualidade e simplicidade!
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.