A mineração de dados consiste em algumas técnicas e estratégias que consistem em softwares e algoritmos específicos adequados para alcançar os objetivos de marketing.
Na prática, é um processo que utiliza softwares para obter informações econômicas, científicas, operacionais.
Trabalha em diversas áreas disciplinares, das quais:
- Estatísticas: as técnicas de análise de dados;
- Inteligência artificial: o uso de um robô capaz de raciocinar;
- Aprendizado de máquina: O uso de algoritmos que analisam os dados.
Técnicas de mineração de dados
As técnicas de mineração de dados respondem a diferentes tipos de perguntas e necessidades.
Entre as principais técnicas de mineração de dados estão as análises descritivas e as análises preditivas.
As análises descritivas permitem analisar os dados identificando quais razões levaram ao estado atual de uma empresa, que podem ser de sucesso ou fracasso:
- Clustering: técnica de análise estatística usada para identificar objetos semelhantes entre si, dividindo os dados em diferentes grupos. Eles são divididos com base em características que os unem, como o comportamento de compra, as preferências por um produto em vez de outro. Esse tipo de técnica permite à empresa definir melhor seu target de referência.
No que diz respeito às análises preditivas, è utilizado com o objetivo de prever resultados futuros, estimando uma resposta potencial de um grupo de consumidores a uma campanha publicitária:
- Regressão: técnica que mede a relação entre uma variável e uma série de variáveis de dados que foram coletados com base em diferentes testes, por exemplo, na área da medicina, mede-se a probabilidade de sobrevivência de um paciente com base em seus dados diagnósticos;
- Redes neurais: software capaz de rastrear padrões ou esquemas e, portanto, fazer previsões.
Graças a essas análises, o data mining consegue retratar informações sobre os consumidores em relação às suas necessidades, graças aos softwares de rastreamento de dados e de análise.
Ferramentas de data mining
Para uma estratégia de marketing eficaz, o data mining segue um percurso com várias características, ou seja:
- Identifica o objetivo que se deseja alcançar;
- Seleciona dados úteis;
- Limpeza de dados e processamento: separação entre dados válidos e inúteis e, portanto, seleção definitiva das informações fundamentais;
- Transformação: entender bem se o formato com o qual os dados estão representados é compatível com os vários softwares ou se precisam ser convertidos primeiro;
- Data mining: Escolha do software melhor para receber informações adequadas;
- Avaliação dos resultados: avalia-se se o objetivo é alcançado;
- Avaliação dos resultados: avalia-se se os resultados estão em conformidade com os próprios objetivos.
As informações obtidas dos softwares revelam a utilidade da mineração de dados na identificação de associações ocultas, úteis para adotar estratégias de marketing direcionado e encontrar com eficácia o seu público-alvo ideal.
Em que setor se aplica a mineração de dados?
Os setores em que se aplica a mineração de dados são múltiplos e agrupáveis em macrocategorias, ou seja:
- Marketing;
- Economia e finanças;
- Ciência;
- Tecnologias da informação e comunicação (TIC);
- Estatística;
- Indústria.
No que diz respeito ao marketing, as principais aplicações da mineração de dados são:
- Clusterização: identificação de tipos de compradores que são semelhantes em hábitos de compra e características socioeconômicas;
- Customer retriever: analisar o comportamento da clientela;
- Análise de cestos de mercado: os produtos e serviços que são habitualmente comprados juntos.
No âmbito financeiro, a mineração de dados se aplica:
- Detecção de fraudes: conseguir rastrear comportamentos fraudulentos;
- previsões sobre tendências;
- análise das interações entre mercados financeiros.
No campo científico a mineração de dados é utilizada em:
- medicina e biologia;
- meteorologia;
- astronomia.
No campo estatístico, por sua vez, a mineração de dados acelera as análises demográficas extraindo informações.
Graças à eficiência da mineração de dados, detectar anomalias e discordâncias em um conjunto de dados será moleza.
A mineração de dados pode ser útil não apenas para a proteção dos dados, mas também para identificar malware que poderia comprometer os dados de um arquivo de clientes.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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