O estoque é uma reserva de mercadoria em estoque.
O estoque em um ponto de venda é um fator muito importante, pois é preciso garantir que haja uma quantidade de mercadoria que satisfaça todos os clientes.
Se as mercadorias no armazém não são suficientes para atender a todos e acabam antes do esperado, ocorre o out of stock, ou seja, a ruptura.
Os "estoquistas" são verdadeiros profissionais que avaliam como o material deve ser vendido e fazem sua oferta para adquirir todo o lote.
Gestão de estoque
A gestão do estoque são operações que gerenciam as reservas de mercadorias no armazém.
Diferentemente do inventário, que é uma descrição de cada item existente no armazém, gerenciar o estoque implica o
manutenção de uma certa quantidade de materiais que garante o correto desenvolvimento dos processos de produção e distribuição.Na prática, a gestão de estoques significa controle e otimização das mercadorias.
Os investimentos em estoques de uma empresa representam uma parte importante na fase da gestão, de fato, as decisões sobre os estoques têm um grande impacto nos custos do serviço prestado ao cliente.
Objetivos da gestão de estoque
Quando os estoques no armazém são geridos de forma eficaz, é possível alcançar objetivos fundamentais.
Para que isso aconteça as ações necessárias a serem tomadas são:
- Ajustar o estoque com base na demanda: é importante prever a demanda e gerir os estoques para manter o estoque em níveis ótimos. Algumas empresas fazem previsões com base na sazonalidade dos produtos que gerenciam;
- Assegurar um serviço ideal: no armazém deve haver sempre o estoque necessário para atender a cada solicitação e garantir um nível de serviço excelente;
- Reduzir estoque e reduzir custos: para cortar os custos relacionados ao estoque, existem duas estratégias, cross docking ou o just in time. O cross docking é o descarregamento de materiais diretamente dos caminhões, reboques ou vagões ferroviários em saída, com um armazenamento mínimo ou nulo. O just in time, por outro lado, é um sistema de produção que prevê a fabricação dos produtos com base na demanda do mercado.
A variabilidade da demanda do cliente è muito importante para gerenciar os estoques de forma eficaz, pois com base nas variações é preciso ter para cada demanda um estoque diferente.
Uma mudança nos hábitos dos consumidores pode representar uma verdadeira revolução para um armazém, onde cada mudança de tendência desloca grandes fatias de clientes em direção a um determinado produto ou marca.
Na verdade, fornecedores devem adaptar-se em tempos reduzidos às infinità de códigos que recebem de seus clientes.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.