A Gamificação é a utilização de elementos provenientes do mundo dos jogos e das técnicas de design de jogos em contextos não relacionados ao jogo em si, como por exemplo dentro de uma estratégia empresarial.
A Gamificação, no marketing, é utilizada para atingir um determinado objetivo, como por exemplo o de divertir, motivar, envolver o usuário.
Dessa forma, busca-se fidelizá-lo ao brand e vender um produto.
Por que a Gamificação tem tanto sucesso nas estratégias de marketing? Porque a vida cotidiana é muitas vezes marcada por atividades que são consideradas entediantes pela maioria; o jogo, por outro lado, é uma ação voluntária da qual o homem obtém prazer.
A Gamificação, portanto, tende a envolver as pessoas através da diversão e do jogo aplicados a ações que, com o jogo, não têm muito a ver.
Aplicações da Gamificação na estratégia empresarial
O que torna a Gamificação vitoriosa é sua capacidade de criar e, consequentemente, satisfazer desejos e necessidades humanas.
Através da Gamificação, o usuário tem objetivos a alcançar, níveis para progredir, pode competir com outros usuários compartilhando seus sucessos e transformando-os em recompensas.
Já no século XVIII, as primeiras tímidas tentativas de Gamificação foram introduzidas no mercado por alguns comerciantes americanos.
Eles começaram a dar fichas de cobre aos seus clientes para que, após coletá-las em grande número, pudessem trocá-las por prêmios compostos por produtos disponíveis nas lojas envolvidas.
Segundo Daniel H. Pink (2011), são três os pontos principais que fazem uma estratégia de marketing que aplique a Gamificação funcionar:
- Motivação - o processo de Gamificação amplifica o processo, envolve o usuário e o impulsiona a continuar utilizando o serviço;
- Aprendizado - o processo de Gamificação deve ter um objetivo final, para estimular o senso de desafio no usuário;
- Liberdade - o usuário deve ser estimulado a participar, não forçado. Caso contrário, perde-se todo o aspecto lúdico da operação.
Os benefícios da Gamificação no marketing
Utilizar a Gamificação nas estratégias empresariais de marketing pode ajudar a modificar o comportamento das pessoas.
Alguns benefícios evidentes são:
- O fortalecimento do interesse ativo por parte dos usuários envolvidos em relação à mensagem que se escolheu comunicar;
- a fidelização do cliente;
- a aquisição de novos clientes.
A Gamificação pode ser aplicada a múltiplas áreas, como o site da empresa, a estratégia social, uma campanha paga online.
Introduzem-se mecânicas e dinâmicas de jogo que possam atrair o interesse do usuário final, que ao longo do tempo tenderá a retornar voluntariamente a conteúdos específicos, reforçando assim a brand awareness, mas também convencendo o usuário a converter e prosseguir, portanto, com a compra.
Exemplos de Gamificação
Para entender melhor o que é a Gamificação, vamos analisar alguns exemplos de sucesso de Gamificação aplicada à estratégia empresarial.
Duolingo, aplicativo para aprender uma língua estrangeira, conta até hoje com mais de 100 milhões de usuários e ocupa a primeira posição quase fixa nas seções educativas das lojas Apple, Android e Windows. O segredo? Aprender uma língua resolvendo quizzes, dos mais simples aos mais complexos, ganhando pontos e acessando os níveis seguintes apenas após ter "desbloqueado" o anterior.
A histórica marca Nike, em sua corrida competitiva contra outros gigantes como Adidas, Puma, Reebok, introduziu no mercado o aplicativo Nike+, que registra o usuário no Nike+ Running Club, envolvendo-o em uma competição positiva com outros corredores, onde o benefício é pessoal e para a própria saúde. Para a marca, tudo isso se traduz em fidelização e aumento das vendas.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.