O que é o Google Analytics

Google Analytics é um serviço que serve para monitorar o seu site.

É disponibilizado pelo Google, é completamente gratuito e é capaz de mostrar as estatísticas e os dados relacionados aos acessos dos usuários no seu site através de gráficos e tabelas para ser o mais claro possível.

Na prática, você poderá visualizar quais são as páginas mais visitadas do seu site, quanto tempo os usuários permanecem no seu site, quantas páginas visitam em média, e se você tem um e-commerce, quais são os produtos mais vistos e comprados. 

O Google Analytics funciona por meio de um rastreamento de dados através de um código chamado Analytics Tracking Code (GATC) e é instalado em cada página do site.

Outra funcionalidade importante do código GATC é a de configurar no computador dos visitantes cookies que permitem armazenar informações, obviamente apenas se não forem desabilitados pelo usuário.

Os dados estão divididos em cinco categorias:

  • Em tempo real: mostra o que acontece em tempo real no site;
  • Público: mostra os dados dos usuários no site, as visitas, o número total de páginas vistas, a duração média da permanência no site;
  • Aquisição: analisa como os usuários chegaram ao nosso site;
  • Comportamento: analisa como os usuários se comportam no site e o tempo de permanência;
  • Conversões: analisa quantos usuários concluem pedidos em um e-commerce.

Como criar uma conta Google Analytics?

Criar uma conta Google Analytics é muito simples e rápido, é necessário seguir alguns pontos:
  1. Clique em Google Analytics;
  2. Se você não tem uma conta Google, clique em crie uma conta;
  3. Uma vez que você tenha feito login na conta do Google, clique Acesse o Google Analytics;
  4. Clique Inscreva-se;
  5. Preencha com seu nome, nome do site, URL do site e selecione a categoria do setor;
  6. No Configurações de Compartilhamento de Dados (Data Sharing Settings), selecione as opções que deseja visualizar;
  7. Clique em Obter ID de Rastreamento;
  8. Acordo dos Termos de Serviço do Google Analytics, clique em Aceito

Como ler os dados do Google Analytics?

O Google Analytics è configurado em duas colunas, um menu à esquerda da página e uma parte que reúne todos os dados onde encontramos as três áreas principais do Google Analytics:

  • Público: onde você pode ver os dados que contêm as visitas dos usuários, o número total de páginas e o tempo médio que o usuário permanece em seu site;
  • Aquisição: onde você pode ver como os usuários chegam ao seu site, por exemplo, através de e-mail ou redes sociais;
  • Comportamento: onde você pode ver as páginas que foram visitadas pelos usuários durante as sessões na web.

Antes de verificar os dados è bom definir em quanto tempo os dados devem ser analisados (por exemplo, nos últimos 30 dias). 

Analisar os dados è muito importante porque permite visualizar os movimentos dos usuários para entender quais serviços são mais eficazes do que outros, assim você pode investir neles.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.