Google Analytics é um serviço que serve para monitorar o seu site.
É disponibilizado pelo Google, é completamente gratuito e é capaz de mostrar as estatísticas e os dados relacionados aos acessos dos usuários no seu site através de gráficos e tabelas para ser o mais claro possível.
Na prática, você poderá visualizar quais são as páginas mais visitadas do seu site, quanto tempo os usuários permanecem no seu site, quantas páginas visitam em média, e se você tem um e-commerce, quais são os produtos mais vistos e comprados.
O Google Analytics funciona por meio de um rastreamento de dados através de um código chamado Analytics Tracking Code (GATC) e é instalado em cada página do site.
Outra funcionalidade importante do código GATC é a de configurar no computador dos visitantes cookies que permitem armazenar informações, obviamente apenas se não forem desabilitados pelo usuário.
Os dados estão divididos em cinco categorias:
- Em tempo real: mostra o que acontece em tempo real no site;
- Público: mostra os dados dos usuários no site, as visitas, o número total de páginas vistas, a duração média da permanência no site;
- Aquisição: analisa como os usuários chegaram ao nosso site;
- Comportamento: analisa como os usuários se comportam no site e o tempo de permanência;
- Conversões: analisa quantos usuários concluem pedidos em um e-commerce.
Como criar uma conta Google Analytics?
- Clique em Google Analytics;
- Se você não tem uma conta Google, clique em crie uma conta;
- Uma vez que você tenha feito login na conta do Google, clique Acesse o Google Analytics;
- Clique Inscreva-se;
- Preencha com seu nome, nome do site, URL do site e selecione a categoria do setor;
- No Configurações de Compartilhamento de Dados (Data Sharing Settings), selecione as opções que deseja visualizar;
- Clique em Obter ID de Rastreamento;
- Acordo dos Termos de Serviço do Google Analytics, clique em Aceito.
Como ler os dados do Google Analytics?
O Google Analytics è configurado em duas colunas, um menu à esquerda da página e uma parte que reúne todos os dados onde encontramos as três áreas principais do Google Analytics:
- Público: onde você pode ver os dados que contêm as visitas dos usuários, o número total de páginas e o tempo médio que o usuário permanece em seu site;
- Aquisição: onde você pode ver como os usuários chegam ao seu site, por exemplo, através de e-mail ou redes sociais;
- Comportamento: onde você pode ver as páginas que foram visitadas pelos usuários durante as sessões na web.
Antes de verificar os dados è bom definir em quanto tempo os dados devem ser analisados (por exemplo, nos últimos 30 dias).
Analisar os dados è muito importante porque permite visualizar os movimentos dos usuários para entender quais serviços são mais eficazes do que outros, assim você pode investir neles.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.