O que é link building

A link building é uma técnica SEO que diz respeito a uma construção de uma rede de ligações entre um site e outros.

O link de um site fornece aos usuários todas as respostas que eles esperam quando procuram uma consulta.

Os links são ligações hipermétricas em HTML, que apontam de um site web para outro.

Quanto mais houver uma elevada quantia de ligações internas, mais o Google entenderá que a página em questão é importante.

Tipologias de link building

Existem diferentes tipologias de link building, ou seja: 

  • Links editoriais: links obtidos das atividades editoriais por parte de outros sites;
  • Link a recursos: consiste na adição de um link por parte de um site que cita uma ferramenta gratuita;
  • Links recíprocos: ocorre quando os webmasters de dois ou mais sites diferentes concordam em criar "backlinks" para conectar seus respectivos sites de forma recíproca;
  • Link de fórum: consiste em inserir um link na assinatura do seu usuário nos fóruns.

Todos esses backlinks podem ser úteis apenas quando são realmente úteis para o usuário.

Estratégias de link building

O link building, como já dissemos, é uma técnica SEO.

Vamos entrar mais especificamente: é uma atividade estratégica voltada para aumentar o número de links de entrada para um site web.

Com essa técnica, o site ganha maior autoridade para  olhos do motor de busca.

De fato, o Google consegue avaliar a proveniência, a qualidade, a natureza, a pertinência e a relevância dos vários links direcionados.

As modalidades e as estratégias para fazer link building são múltiplas e todas eficazes da mesma forma.

Uma das mais válidas é a de realizar artigos otimizados para uma ou mais palavras-chave específicas para representar um possível aprofundamento em relação ao tema tratado.

Além disso, em uma estratégia de link building, pode ser útil variar a frequência de links follow e nofollow.

Por quê?

Eles dão vida a um perfil de backlink natural e podem ajudar no desenvolvimento de tráfego orgânico para o site.

Outra estratégia importante é a das citações.

Existem referências que não contêm links, mas se vêm de boas fontes, são consideradas autoritativas pelo Google.

Última, mas não menos importante é aquela de  utilizar de fóruns temáticos sugestões sobre os assuntos tratados no site ou aos produtos vendidos na eCommerce para ligá-lo no momento oportuno.

Conseguir ter links no próprio site web é uma estratégia vencedora para o seu SEO.

É importante, porò, aplicar as técnicas adequadas capazes de gerar link building para o seu site web.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.