O inbound marketing é uma estratégia de mercado capaz de atrair novos potenciais clientes através da utilização de diferentes canais.
O inbound marketing é muito frequentemente associado ao marketing digital.
De fato, essa estratégia de marketing baseia-se na utilização de canais de comunicação digitais para atrair usuários para os sites empresariais e nas páginas sociais.

As fases do inbound marketing e o funil de aquisição
O objetivo do inbound marketing é atrair usuários que se tornarão leads. Esses leads se tornarão clientes e esses clientes se tornarão, finalmente, promotores da empresa.

Regras SCOPE para a elaboração de uma estratégia de inbound marketing
Para a implementação de uma estratégia de inbound marketing existe a regra denominada SCOPE que pode ajudar na sua criação:
- S, coerência e padronização dos conteúdos;
- C, contextualização para criar relevância, torne-se pessoal;
- O, otimização de ideias claras e conceitos específicos;
- P, como mencionado, crie conteúdos únicos, crie uma comunicação única, aproveite sua unique selling proposition;
- E, empatia para entrar em sintonia com os potenciais clientes, envolva-os e atraia-os para você.
As fases que determinam uma correta estratégia de inbound marketing são principalmente três:
- Atração dos usuários: para atrair visitantes para o seu site e nas redes sociais, basta criar conteúdos interessantes e, especialmente na gestão social, investir em campanhas de anúncios para promovê-los. Através de uma estratégia de criação de conteúdos interessantes e estrategicamente estudados, é possível criar posts em um blog empresarial que gerará muitas queries de pesquisa fortes. Essa estratégia se baseia sobre a otimização para motores de busca. Criar conteúdos interessantes através de um blog, è uma excelente ferramenta para fazer uma estratégia de inbound marketing sem investir dinheiro em anúncios. Esta estratégia aumenta a sua brand awareness e a confiança dos visitantes na marca. Os usuários começarão a conhecer sua marca através destes artigos e darà, portanto, valor à sua marca;
- Envolvimento de potenciais clientes: os visitantes estão apreciando as postagens sociais (frequentemente patrocinadas) e começam a ver sua marca no Google através das postagens projetadas para aparecer estrategicamente em palavras-chave específicas. Uma vez que o usuário aterrissa na postagem ou na página social, è fundamental fazer com que ele deixe seus dados (nome, e-mail e número de telefone) para transformá-los em leads. Isso è possível através da criação de landing pages conectadas às redes sociais ou às postagens que redirecionam para esta página. Também os formulários da página do site e as chamadas para ação são elementos excelentes para transformar os visitantes em leads;
- Fidelização dos visitantes em target: a este ponto teremos dados de pessoas interessadas. Os visitantes começam a se interessar pelos assuntos e a confiar na marca. Agora, para transformar os leads potenciais em clientes reais, recorre-se a outras estratégias como a do e-mail marketing e as várias automações geradas e ativadas pelos leads. Essas tecnologias são inseridas no que se define como lead nurturing.
Uma vez fidelizado o cliente, que talvez já tenha comprado de você, ele deve se tornar um promotor e, através do boca-a-boca, falará de você para uma rede externa de potenciais clientes.
A este ponto, completa-se o ciclo com técnicas de up-selling e cross-selling para fidelizar o cliente e torná-lo um cliente de retorno, que estará à vontade para comprar novamente de você.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.