O que é a lembrança de anúncios

Um ad recall, è um indicador de uma lembrança publicitária que é utilizado nas pesquisas para avaliar quanto o público-alvo se lembra de um determinado anúncio.

Se expressa em percentual e diz respeito aos consumidores que pertencem a um dado target group que lembram da mensagem publicitária sem precisar de um estímulo verbal ou visual.

A lembrança publicitária è dividida em diferentes níveis:

  • Unaided recall: lembrança espontânea, quando o consumidor lembra do anúncio publicitário sem qualquer ajuda;
  • Aided recall: lembrança ajudada, quando o consumidor lembra do anúncio, se estimulado pelo entrevistador com técnicas associativas específicas;
  • Related recall: lembrança pertinente, quando os entrevistados descrevem um elemento específico, visual ou verbal, da comunicação publicitária e faz com que o consumidor o lembre.

Na prática, a lembrança do anúncio é medida mostrando anúncios aos consumidores e fazendo perguntas sobre esses anúncios em um momento posterior. 

No entanto, plataformas populares como Facebook e YouTube têm suas próprias maneiras de medir a lembrança do anúncio.

Essas plataformas ajudam os anunciantes a entender mais sobre as campanhas de consciência da marca.

Como se mede a lembrança do anúncio?

Em muitas plataformas, a lembrança publicitária é medida através de impressões:

  • Impressões baixas: sinal de uma campanha ruim;
  • Impressões elevadas: sinal de uma boa campanha.

No entanto, as impressões indicam apenas a publicação, ou seja, se o seu anúncio apareceu em uma tela.

O número de impressões significa apenas que houve oportunidades de visualização do anúncio, não que o anúncio tenha sido efetivamente visualizado, portanto é muito mais útil para medir a lembrança publicitária: o click-through

O click-through é o objetivo de uma campanha publicitária, pois transforma os usuários em visitantes, para então realizar a conversão.

Como se mede a lembrança do anúncio no Facebook?

A lembrança do anúncio pode ser medida de maneiras diferentes dependendo de quem a calcula.

No Facebook, a métrica da lembrança do anúncio é definida como "lembrança estimada do anúncio".

Essa métrica está disponível para aqueles que têm esses objetivos:

  • Página de post envolvimento;
  • Visualizações de vídeo;
  • Otimização do aumento da lembrança do anúncio.

A métrica "de estimativa" que o Facebook usa, oferece aos anunciantes  uma ideia de quantas pessoas poderiam lembrar de ter visto seu anúncio se lhes fosse perguntado dentro de dois dias. 

Segundo o Facebook, è uma possibilidade para otimização das campanhas e mostrará seus anúncios a pessoas que, muito provavelmente, conseguirão lembrar do seu anúncio dentro de dois dias após sua visualização.

Para que isso aconteça, são usados questionários na própria rede social, assim para determinar a quem publicar o anúncio com base:

  • No comportamento: a relação que alguém tem com sua página, sua probabilidade de interagir com o anúncio;
  • Na pesquisa: o algoritmo realiza milhares de pesquisas todos os dias em uma amostra aleatória de campanhas que perguntam às pessoas se elas lembram de um anúncio.

Graças às diferentes pesquisas, é possível ter métricas mais específicas sobre o cálculo da lembrança publicitária.

Como se mede a lembrança publicitária no Youtube?

No YouTube, o cálculo da lembrança publicitária é semelhante ao do Facebook.

Para começar, eles usam as pesquisas, dividindo-as em dois grupos: quem foi exposto ao anúncio e quem não.

YouTube, faz a mesma pergunta sobre o anúncio para determinar se a lembrança melhorou e o interesse que a campanha gera pela sua marca.

Os estudos sobre o interesse da marca estão disponíveis apenas para campanhas de vídeo e para ser elegível, a campanha deve:

  • Ter a cota limite habilitada, com uma frequência máxima de 3 por dia;
  • Fazer anúncios que contenham apenas elementos publicitários em vídeo;
  • Fornecer pelo menos 1,5 milhões de impressões por demanda de estudo.

Assim para medir com mais eficácia todas as métricas de uma lembrança publicitária.

Para que uma mensagem seja memorável, deve ser vista de maneira envolvente e interessante, assim para ter uma campanha publicitária eficaz e um impacto positivo com a marca.

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