Por advergames entende-se os jogos, mais ou menos complexos, on-line que escondem uma mensagem publicitária.
O advergame é a fusão de duas palavras: "advertising" (publicidade) e "game" (jogo).
Uma forma de marketing digital tudo menos nova (a primeira forma de advergaming foi Pepsi Invaders) mas que, nos últimos anos, se evoluiu e convenceu cada vez mais as grandes marcas que veem o advergaming como uma possível forma de aumento da brand awareness (o conhecimento e a conscientização da marca).
Características e tipologias de advergame
As características fundamentais e as vantagens do advergame são:
- Envolvimento máximo do público: se um banner transmite a ideia de um espectador passivo, o advergame torna ativo o usuário que joga em primeira pessoa
- Mensurabilidade dos dados: como as últimas formas de marketing digital, também o advergame, nas formas mais recentes, permite medir e calibrar os dados (frequentemente por meio da solicitação de inserção dos dados)
Existem diferentes tipos de advergame:
- Advergame associativo: uma espécie de ligação lógica entre o jogo e a marca de alguma forma expressa (um banner interativo dentro do jogo). Muitos jogos online (sobretudo esportivos) preveem uma publicidade imersa no contexto do próprio jogo
- Advergame ilustrativo: esta forma de advergame é criada para promover um produto que se torna, de fato, o protagonista do jogo. É o exemplo de Pepsi Invaders, o primeiro advergame do mundo. Uma tentativa inovadora de roubar usuários da Pepsi por parte da Coca-Cola (estamos em 1983) com um jogo encomendado até mesmo à famosa empresa produtora de videogames Atari. Um simples joguinho que previa a presença de letras dançantes que compunham a palavra Pepsi, de fato os inimigos do jogo. Outros exemplos de advergame ilustrativos, são o jogo de Nesquik e aquele das M&M's com as respectivas mascotes que faziam parte integrante dos jogos em si
- Advergame demonstrativo: não só mostrar o produto, mas também criar uma prova multimídia para explicar as vantagens da compra. É uma forma mais complexa de advergame. São exemplos admiráveis de advergame demonstrativo, The passenger di Nokia (a confiabilidade do navegador da Nokia se torna um jogo que funde realidade e ficção), ou ainda o jogo do McDonald's que recria o ambiente de um fast food interativo onde você mesmo é o gerente do local.
Em conclusão, o advergame è a forma como as grandes marcas se publicitam em um mundo cada vez mais envolvente, divertido e lúdico!
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.