O target significa literalmente “alvo” ou seja, o objetivo que a empresa se propõe como meta para alcançar uma determinada estratégia de marketing, ou seja, a venda de um produto para um determinado público. A segmentação do mercado não leva à definição de um único target, mas a um conjunto de consumidores que têm elementos em comum:
- Idade;
- Sexo;
- Hábitos;
- Renda;
- Trabalhos.
Esse processo é chamado de grupo-alvo.
Atenção para não confundir o target do setor de marketing com o da comunicação, no primeiro caso trata-se de consumidores que se deseja manter ou adquirir; no segundo, por outro lado, trata-se dos receptores da sua comunicação.
O target é fundamental para ter sucesso na web e não só, na verdade, definir um target é muito importante porque cada segmento tem seus próprios “gustos”, portanto, para satisfazê-los precisamos necessariamente utilizar diferentes estratégias de comunicação, abordagens diversas e diferentes tipos de posicionamento.
Para definir seu público-alvo, você pode começar fazendo estas perguntas precisas:
- Quem são seus clientes?
- Quais são suas características?
- O que os leva à compra?
- Qual é a opinião deles sobre sua marca?
- Qual é o nível de satisfação deles?
O alvo a ser atingido é difícil, mas quanto mais complexo for, mais rentável será para o seu negócio.
Em poucas palavras, conhecer seu cliente ideal permite que você o alcance e o transforme em um comprador.
O público das campanhas publicitárias é definido como target audience, para indicar aquela parte de ouvintes que se deseja alcançar com uma comunicação publicitária específica; geralmente, isso expressa o que é definido pelos anunciantes como audiência útil, ou seja, a parte da audiência potencialmente interessada na comunicação e na oferta publicitada por uma empresa e se divide em:
- Segmentação baseada em sites: a segmentação é feita através de uma seleção de sites e seções afins ao público-alvo da campanha por características sociodemográficas ou psicográficas, com base em uma avaliação dos dados de consumo mediático coletados por pesquisas oficiais ou fornecidos pelo publisher;
- Segmentação baseada na audiência: a segmentação é feita por impressão, graças principalmente à grande disponibilidade de informações contextuais em tempo real que permitem uma alta profilação das audiências.
Como criar um alvo?
Fale com seu alvo como faria com uma pessoa que você conhece bem, começando pelas seguintes perguntas:
- quem é;
- quantos anos tem;
- donde vive;
- que trabalho faz;
- como fala;
- que percurso escolar e profissional tem;
- quais são os seus interesses;
- que problemas deve resolver;
- como e onde compra;
- como pode ajudá-lo com o seu produto/serviço.
Pode definir o seu target em seis etapas:
1. Conseguir analisar quais problemas dos clientes consegue resolver: de fato, o primeiro passo para definir o seu mercado é a análise das necessidades. É preciso entender quais são os problemas dos seus clientes que você é capaz de resolver, identificando também as necessidades não expressas;
2. Crie um retrato do seu cliente tipo: com base nos problemas identificados, comece a listar os diferentes tipos de clientes que poderiam sentir essas necessidades. Neste ponto, comece a construir a imagem desses clientes.
3. Quais clientes em particular se beneficiarão da sua oferta? Para ser convincente, você deve conseguir demonstrar que NÃO responder a determinadas questões teria um custo muito alto. Dessa forma, seu público-alvo estará mais inclinado a agir, recorrendo a você.
4. Concentre-se no grupo de mercados: a Web revolucionou o mundo dos produtos e serviços personalizados, eliminando muitos problemas de distribuição. Por exemplo, não somos mais obrigados a assistir a um programa de televisão, porque temos uma ampla gama de opções à nossa disposição na Web.
Dessa forma, será mais fácil construir sua reputação e obter um amplo retorno.
Com base nos dados obtidos anteriormente, comece então a segmentar seu mercado e pergunte-se se deseja trabalhar:
a) Com determinados tipos de pessoas;
b) Com setores de mercado restritos;
c) Em algumas localidades geográficas;
5. Quais competências você pode oferecer?
Uma maneira de estabelecer qual é o target certo é refletir sobre sua empresa e seus funcionários.
Você é o único a oferecer um determinado conhecimento, na sua área geográfica?
Você é mais inclinado a se dar bem com tipos específicos de pessoas?
Fatores desse tipo podem ajudá-lo a estabelecer uma oferta interessante para um segmento de mercado específico. Utilize as informações e conhecimentos que você possui, investindo neles como valor agregado.
6. Quem são seus concorrentes?
A este ponto, você deve olhar ao seu redor para entender melhor o mercado e descobrir quais são seus potenciais concorrentes. Pergunte-se se (e por que) você é o único capaz de atender a uma determinada necessidade.
Dependendo do seu mercado, é possível que não haja uma resposta. Em outros casos, dependendo do setor ou da área geográfica, você pode conseguir responder mais facilmente.
É útil refletir sobre esse aspecto porque, se você não for capaz de responder a essa pergunta, pode ter errado o mercado ou o target de referência.
Nesse caso, você precisará voltar aos passos anteriores para aprimorar ainda mais a pesquisa do target. Para identificar seu segmento de referência é necessário possuir uma base sólida de informações que, como você viu, provêm do próprio mercado.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.