O que é marketing de emboscada

O marketing de emboscada è a associação de uma marca a um evento que ocorre através dos meios de comunicação sem que, no entanto, a própria marca tenha qualquer ligação com o evento organizado.

Na prática, è uma espécie de campanha promocional realizada por uma empresa que se vincula a um evento importante.

Deriva do verbo inglês "to ambush", que traduzido significa fazer uma emboscada, portanto visa criar uma ação de perturbação em relação a uma empresa patrocinadora.

A intenção do marketing de emboscada è aumentar a visibilidade da sua marca em detrimento de outra marca.

Tipologias de Marketing de Emboscada

Existem diferentes estratégias associadas a diferentes tipologias de marketing de emboscada, ou seja:

  • Emboscada Predatória: uma marca utiliza essa estratégia de marketing com o objetivo de sabotar o patrocínio de um evento por parte de um
  • competitor. Graças a esta técnica, a patrocínio da marca ocorre em detrimento do concorrente;
  • Coattail Ambushing: superexposição de uma marca em um evento onde o patrocinador oficial, que deveria ter a exclusividade sobre toda a publicidade, é na verdade outra marca;
  • Property or Trademark Infringement: violação de um marca que intencionalmente adota estratégias de marketing para patrocinar a si mesmo durante a realização de um evento;
  • Self-Ambushing: estratégia de marketing adotada para prevalecer sobre as outras estratégias de outra marca.

Os organizadores dos grandes eventos ao longo dos anos se mobilizaram para combater o fenômeno do ambush marketing e para proteger os direitos adquiridos pelos patrocinadores oficiais.

Exemplos de Ambush Marketing

Olimpíadas de 1984

Para a organização das olimpíadas de 1984 realizadas em Los Angeles, apostou-se em contratos de patrocínio exclusivo às empresas oferecidos.

Embora o contrato tenha sido firmado pela empresa japonesa Fuji, o papel de  protagonista do evento no âmbito publicitário foi desempenhado pela empresa concorrente Kodak.

A Kodak, agindo legalmente, adquiriu tantos espaços publicitários transmitidos na televisão durante o evento que ficou lembrada como patrocinadora oficial.

Microsoft e Sony

No ano de 2007, a Sony lançou o novo playstation 3 organizando um evento midiático a bordo de um barco no Sena em Paris.

Muitos convidados e dezenas de jornalistas participaram.

Durante o evento, apareceu ao lado do barco Sony outro barco que publicizava o novo Xbox 360.

Microsoft, portanto, teve a brilhante ideia de armar uma emboscada à marca concorrente atraindo a atenção de todos aqueles que participavam do próprio evento e que passeavam ao longo do Sena, aproveitando a exposição midiática da Sony.

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